Pesquisar por

Objeto

Agentes

Atividades

Documentação

Sobre

Arquitectura Aqui é fruto dos projetos de investigação ReARQ.IB – Built Environment Knowledge for Resilient, Sustainable Communities: Understanding Everyday Modern Architecture and Urban Design in the Iberian Peninsula (1939-1985) (European Research Council – ERC Starting Grant 949686), sediado no DINÂMIA’CET – Centro de Estudos sobre a Mudança Socioeconómica e o Território (Iscte – Instituto Universitário de Lisboa), e ArchNeed – The Architecture of Need: Community Facilities in Portugal (1945-1985) (Fundação para a Ciência e a Tecnologia – PTDC/ART-DAQ/6510/2020), sediado no CIDEHUS – Centro Interdisciplinar de História, Culturas e Sociedades (Universidade de Évora). Para mais informação ver separador Ficha Técnica.

O QUE É ARQUITECTURA AQUI

Todos residimos, trabalhamos, estudamos, convalescemos e nos divertimos em espaços sobre os quais sabemos pouco. Se soubermos mais e melhor, e se esse conhecimento for coletivamente construído – conjuntamente por quem investiga a história e a arquitetura destes espaços e por quem os criou e deles usufrui ou usufruiu –, poderemos contribuir para a tomada de decisões informadas sobre que edifícios e conjuntos podemos manter, reutilizar e substituir. Conhecendo melhor, podemos decidir melhor como atualizar e aperfeiçoar este património de usufruto coletivo.

Hoje, quando os recursos disponíveis, materiais e económicos, são cada vez mais escassos e têm de ser racionalmente utilizados, a readequação e revalorização do edificado existente é uma prioridade relativamente à construção nova. Este edificado, muito dele materialmente sólido, é resultado do esforço coletivo das comunidades locais ao longo de décadas, traduzindo necessidades essenciais e anseios legítimos, e merece ser mais bem conhecido para continuar a servir a todos, com qualidade e dignidade.

A iniciativa Arquitectura Aqui pretende apoiar a sustentabilidade e resiliência das nossas comunidades locais com conhecimento consolidado sobre os edifícios e conjuntos urbanos onde se desenrola a nossa vida coletiva quotidiana.

 

O FOCO DE ARQUITECTURA AQUI

Arquitectura Aqui interessa-se por edifícios e conjuntos urbanos de utilização coletiva planeados e erguidos em Portugal e Espanha entre 1939 e 1985, acompanhando a história paralela e partilhada dos dois países desde as ditaduras de Salazar e Franco até aos processos de transição para a Democracia e de integração europeia.

O nosso olhar incide, em especial, em estruturas de proximidade destinadas a:

– Cuidados médicos e assistenciais (centros de saúde e assistência, lares)

– Serviços gerais e sociais (instalações municipais e de freguesia, centros comunitários e associativos, mercados, higiene e salubridade)

– Habitação de realojamento e renda mínima

– Segurança pública (quartéis de bombeiros, guarda e polícia)

– Educação (escolas, creches e infantários)

– Cultura e lazer (museus, bibliotecas, equipamento desportivo)

– Apoio à produção agrícola associativa (cooperativas, silos, lagares, adegas)

Fruto de iniciativa local ou central, lançados por entidades públicas e privadas com apoio técnico e financeiro estatal, muitos destes equipamentos contaram com auxílio não-governamental (fundações e outras organizações sem fins lucrativos) e com o contributo – frequentemente indispensável – de indivíduos e grupos com ligações fortes à comunidade.

 

CONHECIMENTO COLETIVAMENTE CRIADO E PARTILHADO – Como participar

Arquitectura Aqui integra a informação detalhada e reflexão crítica indispensáveis a futuras ações de gestão e intervenção, desenvolvendo em paralelo o conhecimento científico e histórico sobre a arquitetura e o espaço urbano de proximidade em Portugal e Espanha.

Esta é uma iniciativa de ciência aplicada como suporte da participação das comunidades na gestão do seu ambiente construído, reforçando a sua resiliência e sustentabilidade.

Arquitectura Aqui torna a informação coligida pelas nossas equipas acessível a todos. Serve também como canal aberto para acolher e veicular a contribuição do público e dos habitantes de um conjunto de comunidades selecionadas em Portugal e Espanha.

Esta plataforma reúne o conhecimento proveniente dos arquivos públicos com as memórias e os documentos que criadores e utilizadores destes edifícios produziram e guardaram, testemunhos do usufruto que gerações sucessivas deles fizeram.

Em resultado de encontros entre as equipas envolvidas na iniciativa, representantes das instituições, associações locais e coletividades e membros destas comunidades, coligimos e disponibilizamos aqui informações, imagens e relatos que nos permitem construir uma história plural e partilhada destas obras, presentes na paisagem, no quotidiano e nas memórias dos seus habitantes.

Este trabalho foi financiado pelo European Research Council (ERC) – European Union’s Horizon 2020 Research and Innovation Programme (Grant Agreement 949686 – ReARQ.IB) e por fundos nacionais portugueses através da FCT – Fundação para a Ciência e a Tecnologia, I.P., no âmbito do projeto ArchNeed – The Architecture of Need: Community Facilities in Portugal 1945-1985 (PTDC/ART-DAQ/6510/2020).