Corpo de Bombeiros Municipais de Tavira
Análise
A génese dos Bombeiros Municipais de Tavira remonta a 1884 e resultam de uma iniciativa local entre edilidade e população, de que se destaca o nome de Daniel Gil Pessoa, um tavirense que agrupa um conjunto de homens responsáveis por manobrar uma "bomba americana" que a câmara se propôs adquirir para o combate a incêndios. Este agrupamento viu os seus Estatutos aprovado pelo Governo Civil de Faro em 22 de fevereiro de 1888 dando origem inicialmente à Associação dos Bombeiros Voluntários de Tavira, que não chegou ao ano de 1900.
No final de 1902 a edilidade nomeia uma comissão para reorganizar uma nova associação voluntária de homens, com novos Estatutos, equipamentos e formação. Sob o comando de João José de Matos Parreira surge o agrupamento "Salvação Pública de Tavira", extinta no ano de 1922.
A 5 de julho desse ano, a câmara municipal cria o atual Corpo de Bombeiros Municipais de Tavira para substituir a antiga associação, que se torna numa referência no socorro e assistência à população.
Entre 1907 e 1973 estiveram instalados num antigo edifício religioso dessacralizado. A partir desse ano passam para o novo quartel onde se encontram até hoje. [in cm-tavira.pt]
Relações com outras Organizações
Relações
Para citar este trabalho:
Arquitectura Aqui (2024) Corpo de Bombeiros Municipais de Tavira. Acedido em 21/11/2024, em https://arquitecturaaqui.eu/agentes/organizacoes/8450/corpo-de-bombeiros-municipais-de-tavira