Pesquisar por

Objeto

Agentes

Atividades

Documentação

António Emídio Ferreira Abrantes

Se tem alguma memória ou informação relacionada com este registo, por favor envie-nos o seu contributo.

Identificação

Anos Nascimento-Óbito
1931-
Formação
Arquitetura
Instituição de Formação
Escola Superior de Belas-Artes de Lisboa 1958Instituição de Formação

Análise

Nota Biográfica

"- Estagiário, durante a frequência do curso de Arquitectura, do escritório de Porfírio Pardal Monteiro, onde trabalhou sob a direcção de Anselmo Fernandez.

- Autor, ainda tirocinante, do projecto para o edifício de habitação multifamiliar na R. D. Filipa de Vilhena 28, Lisboa 1957, também assinado por Anselmo Fernandez e Artur Bentes.

- Diplomado pela E.[S.]B.A.L. em 1958.

- Autor do projecto para “Casa em Colares” publ. in “Arquitectura” nº77 Janeiro 1963.

- Co-autor, com António Ribeiro Modesto e João Caetano, do projecto da Escola Primária nº183, nos Olivais, Lisboa 1962.

- Autor dos projectos do Hospital Distrital de Santarém, dos Infantários / Jardins de Infância de Vouzela, Freiria e Sesimbra, e dos Centros de Formação Profissional de Tomar, Castelo Branco, Portalegre, Santarém e das Indústrias do Vestuário de Lisboa, bem como dos Centros de Emprego de Amadora, Loures e Torres Vedras.

- Fundador, em 1965, com António Ribeiro Modesto e João Caetano, do gabinete de projectos “GEFEL”, um dos maiores de Lisboa no seu tempo, onde desempenharia funções de Director Técnico até 1985. Enquanto tal, foi responsável por projectos de grande dimensão em Lisboa tais como os do edifício-sede do I.G.A.P.H.E. na Av. Cinco de Outubro (um dos primeiros exemplos de fachada-cortina na capital), do nº187 da mesma avenida (posteriormente adaptado a sede da R.T.P.), do edifício “SONAGI” na Av. Liberdade (primeira intervenção em estrita obediência ao Plano de Salvaguarda da Avenida da Liberdade, de Pedro Vieira de Almeida para a C.M.L.), e do edifício dos C.T.T./T.L.P. na Av. Fontes Pereira de Melo (Fórum Picoas), de 1975/80 com Luís Borges de Sousa - onde foi utilizado o sistema de revestimento das fachadas, então inovador, com pré-fabricação pesada de painéis modulares moldados, para além da introdução pioneira de bailéus de limpeza exterior suspensos em carris assumidos no desenho dos alçados.

- Em parceria com Luís Borges de Sousa, mantém a actividade profissional centrada nos edifícios de escritórios (sede do Círculo de Leitores, Benfica, Lisboa 1991), industrial (edifício Medicinália, Alfragide), instalações de comércio e manutenção automóvel e habitação unifamiliar."

in Ricardo Costa Agarez, O Moderno Revisitado (Lisboa: CML, 2009), p. 265.

Bibliografia

Ricardo Costa Agarez, O Moderno Revisitado (Lisboa: CML, 2009)

Relações

Autoria Projeto Arquitetura 3

Documentação

Relacionado com (Documento)

Para citar este trabalho:

Arquitectura Aqui (2024) António Emídio Ferreira Abrantes. Acedido em 19/09/2024, em https://arquitecturaaqui.eu/agentes/pessoas/14059/antonio-emidio-ferreira-abrantes

Este trabalho foi financiado pelo European Research Council (ERC) – European Union’s Horizon 2020 Research and Innovation Programme (Grant Agreement 949686 – ReARQ.IB) e por fundos nacionais portugueses através da FCT – Fundação para a Ciência e a Tecnologia, I.P., no âmbito do projeto ArchNeed – The Architecture of Need: Community Facilities in Portugal 1945-1985 (PTDC/ART-DAQ/6510/2020).