Pesquisar por

Objeto

Agentes

Atividades

Documentação

João Alves de SousaJoão Manoel Casanova Alves de Souza

Se tem alguma memória ou informação relacionada com este registo, por favor envie-nos o seu contributo.

Identificação

Anos Nascimento-Óbito
1925-
Formação
Arquitetura
Instituição de Formação
Escola Superior de Belas-Artes de Lisboa 1955Instituição de Formação

Análise

Nota Biográfica

"- Colaborador no escritório de António Gomez Egea e Ruy Silveira Borges entre 1947 e 1949.

- Colaborador no escritório de Fernando Silva entre 1950 e 1954. Com este arquitecto colaboraria ainda no projecto da Urbanização da Portela de Sacavém, em 1975-79.

- Diplomado pela E.[S.]B.A.L. em 1955. Tese de Diploma sob o tema “Rede Nacional de Postos de Profilaxia e Diagnóstico para a Tuberculose”.

- Funcionário da Direcção-Geral dos Serviços de Urbanização do Ministério das Obras Públicas entre 1956 e 1969. Estando desde o início ligado à área da habitação no interior da D.G.S.U., viria a especializar-se nos contactos com instituições internacionais que operavam naquele âmbito, tais como o Comité da Habitação, Construção e Planificação da Comissão Económica para a Europa – ONU (de que viria a ser vice presidente em 1988-89 e presidente em 1990-91), organizando visitas de técnicos internacionais, participando em numerosas missões no estrangeiro e efectuando em 1960, como bolseiro do Instituto de Alta Cultura, uma visita de estudo a Inglaterra, França, Países Baixos, Dinamarca, Suécia, Noruega e Finlândia, sob o tema “Questões e Políticas de Habitação Social”, da qual produziu extenso relatório.

- Designado em 1964 correspondente para Portugal do Comité Permanente do Habitat Social da FIHUAT [Fédération internationale pour l'habitation, l'urbanisme et l'aménagement des territoires].

- Funcionário do Fundo de Fomento da Habitação entre 1969 (data da sua criação) e 1980, data em que ingressou, por concurso, no Conselho Superior de Obras Públicas, onde exerceria funções até à reforma, em 1995. No FFH prosseguiu o trabalho de ligação às entidades internacionais, sendo designado em 1975 coordenador geral para a área da habitação do Programa de Cooperação Luso-Sueco e integrando a delegação portuguesa à I Conferência das Nações Unidas sobre Estabelecimentos Humanos, Habitat ’76, Vancouver 1976. Entre 1993 e 1995 participou na organização da II Conferência das Nações Unidas sobre aquele tema, Habitat II, realizada na Turquia em 1996.

- Foi designado para integrar a Equipa Técnica do Plano de Emergência criado para dar resposta às destruições causadas pelas inundações de Novembro de 1967 na região de Lisboa, tendo participado activamente na preparação do Plano Geral de Intervenção e na elaboração e acompanhamento de três dos núcleos urbanos de realojamento; em 1980 integrou como voluntário a 1ª Missão do M.O.P. aos Açores para acompanhamento dos trabalhos de reconstrução na sequência do terramoto de 1 de Janeiro daquele ano.

- Co-autor, com Ruy Silveira Borges, do projecto para o edifício de habitação multifamiliar na R. Sampaio Bruno 27, Lisboa 1957.

- Autor de numerosos projectos de conjuntos urbanos e respectivos edifícios em Belas, Sacavém, Vila Franca de Xira, Massamá, Moita, Barreiro e Póvoa de Sto. Adrião; de habitação multifamiliar em Lisboa - na R. do Ferragial, R. Sampaio Pina, R. Sta. Marta, S. Domingos de Benfica -, em Algés e Ílhavo; de habitação unifamiliar em Oeiras, Cascais, Mafra, Caparica, Moura, Almada, Sintra, Algés, Parede, Sagres e Ílhavo; de residências para estudantes em Beja, Angra do Heroísmo (com Alberto Soeiro), São Pedro do Sul e Caparide; e de residências para a 3ª Idade em Alhos Vedros, Moita e Seixal."

in Ricardo Costa Agarez, Arquitectura de Habitação Multifamiliar. Lisboa Anos 1950 (Lisboa: 2003), vol. 2 anexo VI, pp. 529-530.

Bibliografia

Ricardo Costa Agarez, Arquitectura de Habitação Multifamiliar. Lisboa Anos 1950 (Lisboa: 2003)

Relações

Intervenção / Apreciação em

Para citar este trabalho:

Arquitectura Aqui (2024) João Alves de Sousa. Acedido em 09/11/2024, em https://arquitecturaaqui.eu/agentes/pessoas/31313/joao-alves-de-sousa

Este trabalho foi financiado pelo European Research Council (ERC) – European Union’s Horizon 2020 Research and Innovation Programme (Grant Agreement 949686 – ReARQ.IB) e por fundos nacionais portugueses através da FCT – Fundação para a Ciência e a Tecnologia, I.P., no âmbito do projeto ArchNeed – The Architecture of Need: Community Facilities in Portugal 1945-1985 (PTDC/ART-DAQ/6510/2020).