Piscinas públicas e municipais em Portugal (1944-1986): a consolidação de uma necessidade relativa e as múltiplas funções de um equipamento urbano
No dia 7 de setembro de 2023, o investigador Diego Inglez de Souza apresentou o artigo Piscinas públicas e municipais em Portugal (1944-1986): a consolidação de uma necessidade relativa e as múltiplas funções de um equipamento urbano na sessão 4 - Espaços de Saúde na Cidade do V Seminário Internacional de História da Arquitetura Hospitalar: Património Hospitalar e Paisagens de Cura, cujo resumo segue abaixo.
"As piscinas públicas afirmaram-se progressivamente entre os equipamentos coletivos que fazem parte de cidades, vilas e freguesias portuguesas, conjugando funções ligadas à promoção da saúde, principalmente através da promoção da educação física e de hábitos higiénicos. No entanto, nem sempre as piscinas foram consideradas prioridades no programa de construções que durante o Estado Novo e parte da democracia, no período que vai do pós-guerra à entrada do país na Comunidade Económica Europeia. Promovidas em outros países europeus no final do século XIX como instrumentos de aplicação dos princípios do higienismo, as primeiras piscinas portuguesas estão associadas à projetos de urbanização que buscavam promover o turismo e mais tarde o desporto, causa que ocupou progressivamente espaço.
A construção de piscinas públicas em Portugal ganhou escala nos anos 1960, momento em que grande parte do investimento do Estado era drenado pela guerra colonial, o que sugere uma correlação entre a elaboração do plano de construções desportivas e a preparação dos corpos para o conflito. Se o parque público deste tipo de equipamentos ainda era restrito nos anos 1980, com a chegada de fundos europeus, assistiu-se à uma multiplicação de piscinas municipais, percebidas como um elemento fundamental das infraestruturas do cotidiano, que acaba por cumprir funções múltiplas que variaram ao longo das décadas. Através de um panorama das piscinas construídas entre 1944 e 1986, articulados com documentação de arquivo e outras fontes primárias, pretendemos discutir o lugar das piscinas públicas na arquitetura, na cidade e em algumas comunidades de Portugal."
O artigo completo também está disponível no website do evento, através desta ligação.