Pesquisar por

Objeto

Agentes

Atividades

Documentação

Ler, Escrever e Contar: A Rede de Escolas do "Plano dos Centenários" no Concelho de Tavira, no âmbito do Projeto Arquitetura Aqui - Biblioteca Municipal Álvaro de Campos, Tavira (março 2024)

09/03/2024
Tema da comunicação do 2º ciclo de Conferências de História no Inverno, em Tavira

Decorreu no dia 9 de março pelas 17h00, no auditório da Biblioteca Municipal Álvaro de Campos, em Tavira, a terceira comunicação do ciclo de Conferências de História no Inverno (2024), subordinada ao tema das escolas primárias ditas "dos Centenários".

A convite da associação tavirense Casa Álvaro de Campos, promotora desta iniciativa, a investigadora da equipa Arquitetura Aqui, Tânia Rodrigues, falou, no âmbito deste projeto de investigação, sobre o "Plano dos Centenários" e a construção das escolas primárias que constituíram a rede escolar do concelho de Tavira. Foram cerca de 39 as escolas edificadas entre 1944 e a primeira metade da década de 1970, ao abrigo do "Plano dos Centenários" e dos planos sucessores. 

Entre outras questões, a investigação em curso já permitiu confirmar a execução integral do Plano inicial apenas com ajustes muito residuais, embora num período cronológico três vezes superior ao inicialmente previsto; o estado de conservação deste edificado escolar; a reabilitação de um número significativo de escolas quer para uso comunitário quer privado por alienação pública. 

Embora algumas das antigas escolas primárias se encontrem degradadas, abandonadas ou significativamente alteradas, nenhuma foi demolida e há até casos muito felizes de recuperação e reutilização. 

A iniciativa contou ainda, no final da comunicação, com uma agradável discussão e troca de impressões e memórias entre o público presente sobre as particularidades que caracterizam este plano nacional de construção escolar e a sua arquitetura. 

Imagem

Este trabalho foi financiado pelo European Research Council (ERC) – European Union’s Horizon 2020 Research and Innovation Programme (Grant Agreement 949686 – ReARQ.IB) e por fundos nacionais portugueses através da FCT – Fundação para a Ciência e a Tecnologia, I.P., no âmbito do projeto ArchNeed – The Architecture of Need: Community Facilities in Portugal 1945-1985 (PTDC/ART-DAQ/6510/2020).