Pesquisar por

Objeto

Agentes

Atividades

Documentação

"Arquitectura Aqui em Moura: Equipamentos de Utilização Coletiva na Memória da Comunidade" – Universidade Sénior de Moura (outubro 2024)

21/10/2024

A iniciativa Arquitectura Aqui e a Universidade Sénior de Moura organizaram, no dia 21 de outubro de 2024, a atividade "Arquitectura Aqui em Moura: Equipamentos de Utilização Coletiva na Memória da Comunidade".

Com lugar no edifício da Universidade Sénior de Moura (antigo dispensário do I.A.N.T.), e a presença dos investigadores Joana Nunes e Leandro Arez, a atividade teve como propósito a partilha de conhecimento e testemunhos sobre os equipamentos de utilização coletiva da cidade de Moura. Partindo da apresentação da iniciativa Arquitectura Aqui e das suas premissas, convidaram-se os alunos da Universidade Sénior de Moura a partilhar as suas memórias de equipamentos como o Quartel dos Bombeiros Voluntários de Moura, o Bairro 25 de Abril, o Antigo Dispensário do I.A.N.T., o Lar de São Francisco, entre outros. 

Foram divulgados resultados e métodos da investigação, tentando estimular os alunos da Universidade Sénior a uma reflexão coletiva e elicitação de memórias sobre a arquitetura, os equipamentos de usufruto coletivo e a história social da cidade. Procurou-se salientar o papel destes edifícios na vida da comunidade, demonstrando a importância da participação dos cidadãos na investigação académica, com vista à construção partilhada de um conhecimento sobre estas estruturas, a sua história e a sua utilização, no sentido de contribuir para reforçar a sua pertinência e resiliência enquanto parte integrante da vida quotidiana.

Registo Fotográfico da Atividade "Arquitectura Aqui em Moura: Equipamentos de Utilização Coletiva na Memória da Comunidade" - Moura (21 out. 2024, JN, LA)

Documento para descarregar

20241009.pdf
Este trabalho foi financiado pelo European Research Council (ERC) – European Union’s Horizon 2020 Research and Innovation Programme (Grant Agreement 949686 – ReARQ.IB) e por fundos nacionais portugueses através da FCT – Fundação para a Ciência e a Tecnologia, I.P., no âmbito do projeto ArchNeed – The Architecture of Need: Community Facilities in Portugal 1945-1985 (PTDC/ART-DAQ/6510/2020).