Equipamento de
Utilização Coletiva em
Portugal e Espanha 1939-1985

Pesquisar por

Objeto

Agentes

Atividades

Documentação

"Arquitectura Aqui em Sines. Equipamento Coletivo de interesse Local no Alentejo Litoral: Arquivos, Obras e Memórias" – Centro de Artes de Sines (fevereiro 2025)

04/02/2025

A iniciativa Arquitectura Aqui, em colaboração com o Arquivo Municipal de Sines, dinamizou o Colaboratório "Arquitectura Aqui em Sines. Equipamento Coletivo de Interesse Local no Alentejo Litoral: Arquivos, Obras e Memórias" no passado dia 4 de fevereiro, na cafetaria do Centro de Artes de Sines.

O evento, dividido em duas sessões, reuniu, na parte da manhã, um conjunto de responsáveis técnicos das autarquias do Alentejo Litoral e investigadores da iniciativa Arquitectura Aqui para uma apresentação da iniciativa e para um debate em torno da importância do material de arquivo (nas suas diferentes formas) para a investigação, para a perpetuação da memória das comunidades, e para a consciente e responsável reutilização do património construído na contemporaneidade.

Na sessão da tarde, aberta a todos os interessados da comunidade de Sines (cidade e concelho), foram partilhados episódios pessoais numa sessão de elicitação de memórias a partir de uma seleção de casos de estudo dos quais destacamos  os Salões do Povo (Foros da Pouca Farinha, Paiol) e a Sociedade Músical União e Recreio Sport Sineense, entre outros.

Agradecemos à responsável pelo Arquivo Municipal de Sines, doutora Sandra Patrício e sua equipa, pela dedicada colaboração, tanto na produção deste evento como na investigação desenvolvida pela iniciativa Arquitectura Aqui com recurso aos seus acervos documentais. Agradecemos ainda à vereadora Filipa Faria pela sua presença e discurso de abertura do evento.

Registo Fotográfico da Atividade "Arquitectura Aqui em Sines. Equipamento Coletivo de Interesse Local no Alentejo Litoral: Arquivos, Obras e Memórias" - Sines (4 fev. 2025, LA+RCA)

URL

https://www.facebook.com/centrodeartesdesines/posts/1041531791352794
Este trabalho foi financiado pelo European Research Council (ERC) – European Union’s Horizon 2020 Research and Innovation Programme (Grant Agreement 949686 – ReARQ.IB) e por fundos nacionais portugueses através da FCT – Fundação para a Ciência e a Tecnologia, I.P., no âmbito do projeto ArchNeed – The Architecture of Need: Community Facilities in Portugal 1945-1985 (PTDC/ART-DAQ/6510/2020).