Pesquisar por

Objeto

Agentes

Atividades

Documentação

Construção do Quartel dos Bombeiros Voluntários de Portimão

Construção de um Quartel de Bombeiros para sede própria da Associação dos Bombeiros Voluntários de Portimão (ABVP), uma corporação humanitária que desde a sua fundação em 1926 se encontrava instalada num rés-do-chão na Rua 5 de Outubro, disponibilizado pela Câmara Municipal de Portimão (CMP). Apesar de ser uma construção preexistente, as dimensões generosas do edifício permitiram  vários anos de razoável desafogo no que se refere a instalações condignas. A situação altera-se quando, em 1942, a Câmara Municipal de Portimão dá parecer positivo à localização para a construção do novo edifício dos Correios, Telégrafos e Telefones (CTT) que o Estado se propõe construir na cidade, reduzindo a um terço a área ocupada pelo quartel dos BVP.  A partir desta altura a Corporação começa a considerar a possibilidade de construir a sua sede própria. Corria o ano de 1948 quando se uniram os primeiros esforços, contudo, seriam necessárias várias tentativas e muito anos para que o quartel dos BVP pudesse tornar-se uma realidade. 1965, 1976, 1978 foram anos marcantes na história deste processo e 1981 foi, finalmente o ano em que as obras de construção deste equipamento arrancaram . Com diversos percalços também durante a execução o edifício só foi concluído cerca de 1992. 

Se tem alguma memória ou informação relacionada com este registo, por favor envie-nos o seu contributo.

Dados e Análise

Anos Início-Fim
1948-1992
Tipo de Ação
ConstruçãoTipo de Ação
Estado
ExecutadoEstado da Atividade

Intervenientes

Autor do Projeto

Documentação

Registos e Leituras 3

Relações

Obra Relacionada

Para citar este trabalho:

Arquitectura Aqui (2024) Construção do Quartel dos Bombeiros Voluntários de Portimão. Acedido em 18/01/2025, em https://arquitecturaaqui.eu/atividades/acoes/23986/construcao-do-quartel-dos-bombeiros-voluntarios-de-portimao

Este trabalho foi financiado pelo European Research Council (ERC) – European Union’s Horizon 2020 Research and Innovation Programme (Grant Agreement 949686 – ReARQ.IB) e por fundos nacionais portugueses através da FCT – Fundação para a Ciência e a Tecnologia, I.P., no âmbito do projeto ArchNeed – The Architecture of Need: Community Facilities in Portugal 1945-1985 (PTDC/ART-DAQ/6510/2020).