Covilhã
A Covilhã é um concelho situado no distrito de Castelo Branco, na região Centro de Portugal, na parte sul da Serra da Estrela. Esta região é conhecida pelo seu ambiente natural de grande biodiversidade. As grandes montanhas e vales desta zona tornaram esta região num importante destino turístico, especialmente o turismo de neve no inverno.
Ao longo do século XX, a Covilhã passou por importantes transformações económicas. Desde o século XVIII até à segunda metade do século XX, esta região foi um dos principais centros da indústria têxtil em Portugal. Nesta região foram instaladas inúmeras fábricas de lanifícios, devido à abundância de água proveniente da serra. Este era o motor económico da região, que, juntamente com a pastorícia, constituía a atividade económica mais importante. Este florescimento das fábricas de lanifícios originou uma grande população operária na cidade da Covilhã, e com ela uma série de necessidades básicas dos trabalhadores que tinham de ser satisfeitas. Isto levou à construção de vários equipamentos, desde os bairros operários, como o Barrio do Património dos Pobres, à Cozinha Económica ou “Sopa dos Pobres”, ou ainda o Hospital da Santa Casa da Misericórdia da Covilhã ou o Pavilhão-Sanatório Dr. Antonino de Vaz Macedo, onde eram tratados os doentes de tuberculose, doença que teve um forte impacto na região.
Por outro lado, em meados do século XX, foi reconstruído o centro histórico da cidade, para o qual foi demolida grande parte do edificado, incluindo casas particulares, antigas igrejas, uma fonte e a antiga praça popularmente conhecida como “Pelourinho”. Esta remodelação da zona rompeu com o ambiente social e arquitetónico, processo que foi bem documentado pelo Museu da Covilhã. Neste momento surgem edifícios como a Câmara Municipal ou o Teatro Municipal.
Após o declínio da indústria do lanifício em meados do século XX, a Covilhã conseguiu diversificar a sua economia em sectores como o turismo, o ensino superior e os serviços. A criação da Universidade da Beira Interior (UBI)- inicialmente como Instituto Universitário da Beira Interior, criado em 1979- tem sido fundamental na revitalização da economia da zona, atraindo uma população jovem de origem nacional e internacional e promovendo o surgimento de iniciativas ligadas à inovação e à educação.
Equipamento da comunidade
Localização
Documentação
Recursos
A informação constante desta página é fruto do trabalho de Diego Inglez de Souza e de Ivonne Herrera Pineda, e foi reunida através de fontes documentais e bibliográficas e dos diversos contributos e testemunhos que pudemos recolher na Covilhã.
Para citar este trabalho:
Arquitectura Aqui (2024) Covilhã. Acedido em 23/11/2024, em https://arquitecturaaqui.eu/comunidades/796/covilha