Pesquisar por

Objeto

Agentes

Atividades

Documentação

Testemunho anónimo-02, Bragança

Se tem alguma memória ou informação relacionada com este registo, por favor envie-nos o seu contributo.

Identificação

Título
Testemunho anónimo-02, Bragança

Conteúdo

Registo da Observação ou Conversação

Testemunho anónimo, uma mulher entre 55 e 65 anos de idade. Testemunho recolhido a partir de um guião de conversa, durante o evento "Arquitetura Aqui em Bragança - A Cidadania Científica, os seus Edifícios Públicos e a sua História", que decorreu no núcleo da Ciência Viva em Bragança, a 14 de julho de 2023.

I. O Edifício ou Conjunto na Comunidade

Gostaríamos de saber mais sobre a história da utilização deste edifício ou conjunto de edifícios, sobre as suas memórias relacionadas com ele(s), sobre a sua experiência ao longo do tempo, sobre a importância dele(s) na comunidade. Todos os pormenores podem ser interessantes!

a)      A sua história partilhada com este edifícioHá quanto tempo conhece este edifício? Quando começou a utilizar este edifício, e porquê? Que relevância teve / tem na sua vida? Fez / faz parte do seu dia-a-dia, ou está mais associado a ocasiões especiais? Se nunca o usou, que ideias ou imagens lhe ocorrem quando passa por ele? Porquê?

Conheço há 50 anos. Fiz o ensino primário da 1ª à 3ª classe e morei muitos anos próximo ao edifício.

b)     A sua ligação emocional/afetiva com este edifícioEscolha, entre as opções apresentadas, a(s) palavra(s) que melhor caracterizam o que sente em relação a este edifício:

X Saudade | __ Desinteresse | __ Alegria | __ Incómodo | __ Desprezo

c)      Momentos da sua experiênciaGostaria de nos contar um pouco mais sobre as memórias que tem deste edifício? Sobre o que as pessoas fizeram aqui, ao longo da história? A sua família, amigos ou conhecidos passaram algum tempo cá? Recorda algum acontecimento ou atividade que tenha tido lugar aqui? Todos os momentos são interessantes: atividades quotidianas, no interior ou nas imediações, e eventos marcantes como uma festa ou um acontecimento importante que associe a este edifício.

Várias atividades relacionadas com o estudar no edifício.

d)     Qualidade da sua experiênciaTem ou teve uma experiência boa ou má na utilização deste edifício, e porquê? Quais são, na sua experiência, as principais qualidades e defeitos do mesmo? Por exemplo: o número e dimensão dos espaços interiores e exteriores são suficientes ou não? A organização dos espaços interiores e exteriores é satisfatória? É funcional? Como são a luz natural, o conforto térmico e o acústico, os materiais e acabamentos utilizados – satisfazem ou não? Tem boas acessibilidades?

Boa experiência, embora algumas vezes tenha tido frio.

e)      O valor estético Considera este edifício bonito ou feio, no todo ou em parte, e porquê? Que gosta e não gosta? Considera que este edifício faz parte do património (arquitetónico) da comunidade?

Considero um edifício bonito, tendo melhorado com a a remodelação, ficou mais bonito.

f)       A localizaçãoComo avalia a localização deste edifício, atualmente? Acha que foi bem ou mal localizado, quando foi construído? A localização importava? Interferiu no seu usufruto? Lembra-se, ou sabe, que existia neste terreno anteriormente? Outro edifício, que foi demolido? Quintas ou campos? “Nada”? Esta área mudou muito desde a construção deste edifício? De que forma?

Quando foi construído ficava no limite da cidade. Sim, a localização importava. Não me lembro do que existia antes.

A recolha e a sistematização deste testemunho oral foram elaboradas por Catarina Ruivo e Ivonne Herrera Pineda, com base num questionário realizado durante um encontro público em julho de 2023.

Para citar este trabalho:

Arquitectura Aqui (2024) Testemunho anónimo-02, Bragança. Acedido em 23/11/2024, em https://arquitecturaaqui.eu/documentacao/notas-de-observacao-ou-conversacao/27385/testemunho-anonimo-02-braganca

Este trabalho foi financiado pelo European Research Council (ERC) – European Union’s Horizon 2020 Research and Innovation Programme (Grant Agreement 949686 – ReARQ.IB) e por fundos nacionais portugueses através da FCT – Fundação para a Ciência e a Tecnologia, I.P., no âmbito do projeto ArchNeed – The Architecture of Need: Community Facilities in Portugal 1945-1985 (PTDC/ART-DAQ/6510/2020).