Pesquisar por

Objeto

Agentes

Atividades

Documentação

Visita à Cadeia Comarcã de Montalegre (8 fev. 2023, CR)

Se tem alguma memória ou informação relacionada com este registo, por favor envie-nos o seu contributo.

Identificação

Título
Visita à Cadeia Comarcã de Montalegre (8 fev. 2023, CR)
Relacionado com

Conteúdo

Registo da Observação ou Conversação

O edifício da antiga cadeia comarcã foi alvo de obras de ampliação, através das quais foi acrescentado um piso ao volume original.

Soubemos em conversa com uma pessoa no local que este edifício foi vendido pela Câmara Municipal e transformado no Montalegre Hotel, que encerrou já há cerca de 5 anos.

Este edifício, pese já não ser propriedade do estado Estado ou da autarquia, reveste-se de um interesse particular. Representa, por um lado, um exemplo de reutilização hoje abandonado. Por outro lado, com a sua dimensão pouco comum dentro do programa de construção de cadeias comarcãs, o edifício é simbólico de uma história local muito ligada ao caráter fronteiriço de Montalegre, que se manifestou numa longa história de contrabando nas duas direções. Durante o período em estudo, a zona do Barroso foi também abrigo de refugiados e resistentes antifranquistas. 

Para citar este trabalho:

Arquitectura Aqui (2024) Visita à Cadeia Comarcã de Montalegre (8 fev. 2023, CR). Acedido em 31/10/2024, em https://arquitecturaaqui.eu/documentacao/notas-de-observacao-ou-conversacao/4168/visita-a-cadeia-comarca-de-montalegre-8-fev-2023-cr

Este trabalho foi financiado pelo European Research Council (ERC) – European Union’s Horizon 2020 Research and Innovation Programme (Grant Agreement 949686 – ReARQ.IB) e por fundos nacionais portugueses através da FCT – Fundação para a Ciência e a Tecnologia, I.P., no âmbito do projeto ArchNeed – The Architecture of Need: Community Facilities in Portugal 1945-1985 (PTDC/ART-DAQ/6510/2020).