Pesquisar por

Objeto

Agentes

Atividades

Documentação

Conversa anónima-06, Bragança

Se tem alguma memória ou informação relacionada com este registo, por favor envie-nos o seu contributo.

Identificação

Título
Conversa anónima-06, Bragança
Relacionado com
BragançaComunidade

Conteúdo

Registo da Observação ou Conversação

Conversa com uma pessoa conhecedora do Museu do Abade de Baçal em Bragança. Conversa mantida com as investigadoras Ivonne Herrera Pineda e Catarina Ruivo em maio de 2023.

De acordo com esta pessoa, o museu esforça-se por promover um sentimento de pertença entre os moradores da zona. É um local aberto à vizinhança e incentiva uma utilização diversificada deste espaço. No dia em que visitámos este centro, havia uma escola a visitar a exposição e no jardim havia um grupo de mulheres a fazer aeróbica. Esta pessoa disse-nos que no museu estão a procurar tornar o museu um local diversificado. Também salienta que alguns dos profissionais do museu têm uma relação estreita com os vizinhos e vizinhas da zona.

A recolha e incorporação do testemunho oral foi elaborada por Ivonne Herrera Pineda, com base numa conversa informal mantida em maio de 2023.

Para citar este trabalho:

Arquitectura Aqui (2024) Conversa anónima-06, Bragança. Acedido em 23/11/2024, em https://arquitecturaaqui.eu/documentacao/notas-de-observacao-ou-conversacao/48823/conversa-anonima-06-braganca

Este trabalho foi financiado pelo European Research Council (ERC) – European Union’s Horizon 2020 Research and Innovation Programme (Grant Agreement 949686 – ReARQ.IB) e por fundos nacionais portugueses através da FCT – Fundação para a Ciência e a Tecnologia, I.P., no âmbito do projeto ArchNeed – The Architecture of Need: Community Facilities in Portugal 1945-1985 (PTDC/ART-DAQ/6510/2020).