Conversa anónima-05, Murtosa
Identificação
Conteúdo
Conversa com uma moradora do bairro Maria Augusta da Cruz Barbosa, em Murtosa. Seguem-se algumas informações partilhadas durante uma conversa neste bairro, mantida com as investigadoras Ivonne Herrera Pineda e Catarina Ruivo.
Segundo comenta, um homem conhecido como o senhor Barbosa, que era natural de Murtosa, foi responsável pela construção dessas casas para famílias pobres na zona. A construção das casas envolveu a participação de muitas pessoas do lugar, incluindo as famílias, como aconteceu no seu caso.
O bairro está intrinsecamente relacionado com a atividade pesqueira, sendo os seus habitantes em sua maioria pescadores que trabalham na ria e no mar. A entrevistada menciona que a sua família viveu na zona por mais de 50 anos, destacando sua conexão pessoal e emocional com o lugar.
A venda de peixe é uma atividade econômica destacada, especialmente durante o verão, quando os turistas e residentes temporários aumentam a demanda. O comércio de mariscos também é um componente importante, embora grande parte do produto local seja exportado para Espanha.
A recolha e incorporação do testemunho oral foi elaborada por Ivonne Herrera Pineda, com base numa conversa informal mantida em outubro de 2024.
Para citar este trabalho:
Arquitectura Aqui (2024) Conversa anónima-05, Murtosa. Acedido em 04/12/2024, em https://arquitecturaaqui.eu/documentacao/notas-de-observacao-ou-conversacao/53504/conversa-anonima-05-murtosa