Ampliação do Albergue Distrital de Bragança
Processo fora da capa original, com nova capa branca com a designação manuscrita: “Ampliação do Albergue Distrital de Bragança”. O processo contém correspondência relativa ao projeto (não executado) de ampliação do Albergue e anulação da comparticipação do Estado, sendo o seu maior interesse a confirmação da construção do edifício original do Albergue e sinalização da sua implantação. Este processo foi originalmente produzido pela Direção de Urbanização de Bragança e posteriormente integrado no Arquivo Municipal de Bragança.
Identificação
Análise
1972.07.01 - Memória descritiva de um Pavilhão para Mulheres Anexo ao Albergue Distrital de Bragança, assinada pelo arquiteto Manuel Ferreira. O novo edifício une-se ao existente através da cozinha do último, que apoiará ambas as alas.
A planta de implantação contém a implantação do edifício existente, sem ser possível identificar a sua localização no concelho.
1976.02.23 - Comunicação do presidente da Comissão Administrativa do Albergue Distrital de Mendicidade de Bragança, Artur Jesuíno da Cruz, informando o engenheiro diretor da Direcção de Urbanização de Bragança (DUB) da Direção-Geral dos Serviços de Urbanização (DGSU) de que se encontram suspensas todas as diligências relativas à obra.
1976.03.09 - Uma comunicação do engenheiro diretor da DUB, M. Fernando C. Valente, ao engenheiro diretor da DGSU informa que a obra de ampliação não chegou a ser iniciada, propondo a anulação da comparticipação.
1976.03.24 - Anulação da comparticipação de 180.000$ para ampliação do albergue, pela Secretaria de Estado da Habitação e Urbanismo.
1976.04.22 - O processo é arquivado.
Para citar este trabalho:
Arquitectura Aqui (2024) Ampliação do Albergue Distrital de Bragança. Acedido em 18/01/2025, em https://arquitecturaaqui.eu/documentacao/processos/10038/ampliacao-do-albergue-distrital-de-braganca