Pesquisar por

Objeto

Agentes

Atividades

Documentação

Construção da Sede do Sindicato Nacional dos Operários da Indústria de Conservas de Faro (Secção de Portimão)

Processo constituído por quatro pastas. Uma pasta simples de cor amarela com a identificação, apenas na lombada e a manuscrito, da Entidade Peticionária e do n.º de processo definitivo, correspondente ao anteprojeto composto por peças escritas (memória descritiva e justificativa e estimativa orçamental) e peças desenhadas (planta de localização, perspectiva aérea, plantas de fundações, dos pisos e da cobertura, alçados e cortes); duas pastas simples, de cor castanha, correspondentes à primeira revisão do anteprojeto (uma das quais com carimbo de "Aprovado, 8/11/1960"), compostas por peças escritas (memória descritiva e justificativa) e peças desenhadas (planta de localização, plantas de fundações, pisos e cobertura, alçados e cortes); e uma pasta do processo administrativo da qual resta apenas o frontispício da capa original da DGSU-MU parcialmente preenchida com a anotação manuscrita da data de arquivamento do processo, acondicionado numa pasta nova do arquivo custodial.  

Se tem alguma memória ou informação relacionada com este registo, por favor envie-nos o seu contributo.

Identificação

Arquivo / Biblioteca
Tipo de Processo
Anos Início-Fim
1956-1959
Localização Referida
Referência Inicial
Processo n.º 216/MU/59
Produtor do Processo

Análise

Primeira Data Registada no Processo
1956.11.05
Última Data Registada no Processo
1966.03.07
Projeto de Arquitetura (Autoria)
Hermínio Beato de Oliveira Arquiteto da JPAPessoa
Decisão Política
Síntese de Leitura

Na sequência de um incêndio que destruiu o edifício onde se encontrava sedeada a seção de Portimão do Sindicato Nacional dos Operários da Indústria de Conservas do Distrito de Faro (SNOICDF-SP), a instituição, através da sua direção, solicita assistência financeira para a construção da nova sede ao MOP através do Fundo do Desemprego.

Para a construção do futuro edifício a câmara municipal de Portimão disponibilizou o terreno necessário, que veio posteriormente a ser substituído por outro semelhante na sequência das várias apreciações ao anteprojeto, da autoria do arquiteto da Junta de Província do Algarve Hermínio Bento de Oliveira. 

Aprovado pela C.M.P. o projeto dá entrada na DUF, que o informa e reencaminha aos Serviços de Melhoramentos Urbanos da DGSU onde é novamente informado e submetido a apreciação do diretor-geral.

Em 1956, o ministro da Obras Públicas determina, por despacho de 7 de dezembro: "Em princípio dar-se-á comparticipação pelo F.D., em face do projeto a apresentar pelos interessados".  

O anteprojeto é retificado e novamente remetido a apreciação, sendo que pouco depois o processo administrativo deixa de ter movimento por parte da EP.

Em 7 de março de 1966 a Repartição de Melhoramentos Urbanos (RMU) da DGSU, arquiva o processo com a justificação de desinteresse por parte da EP.

Observações

A obra não chegou à fase de construção.

Para citar este trabalho:

Arquitectura Aqui (2024) Construção da Sede do Sindicato Nacional dos Operários da Indústria de Conservas de Faro (Secção de Portimão). Acedido em 18/01/2025, em https://arquitecturaaqui.eu/documentacao/processos/1255/construcao-da-sede-do-sindicato-nacional-dos-operarios-da-industria-de-conservas-de-faro-seccao-de-portimao

Este trabalho foi financiado pelo European Research Council (ERC) – European Union’s Horizon 2020 Research and Innovation Programme (Grant Agreement 949686 – ReARQ.IB) e por fundos nacionais portugueses através da FCT – Fundação para a Ciência e a Tecnologia, I.P., no âmbito do projeto ArchNeed – The Architecture of Need: Community Facilities in Portugal 1945-1985 (PTDC/ART-DAQ/6510/2020).