Avance del Presupuesto para las Obras de Campo Hípico a Construir en la "Ciudad Deportiva" de Educación y Descanso
Conjunto de documentação textual e gráfica inserido em capilha de papel branco do Ayuntamiento de Cáceres, relativa ao Campo Hípico da Ciudad Deportiva. A capilha possui, no campo superior direito, carimbo do Archivo Municipal - Cáceres com identificação manuscrita do número do expediente (142/1951), bem como uma inscrição dactilografada relativa ao assunto do processo.
Integra o envio do projeto de arquitetura (incluindo orçamentos, memória descritiva, medições e três desenhos) pelo arquiteto municipal, Ángel Pérez, para o Alcalde de Cáceres.
Identificação
Análise
1951.01: Memoria - Proyecto de Campo para "Concurso Hípico" (Tribuna), redigida pelo Arquiteto Municipal (sem assinatura) - Descrição das obras a realizar como complemento das que se estavam a executar no campo destinado a concursos hípicos, concretamente a pista e muros de contenção: passeio principal de entrada; diversos muros; construção de bancadas; escadas de acesso; construção de cavalariça com teto abobadado; casotas para bilheteira na zona inferior do campo de futebol; ficam pendentes passeios laterais, balaustrada, tribuna de juramento e saltos no centro da pista. Em anexo, estão incluídas medições e orçamento.
1951.01: Desenho assinado pelo arquiteto Ángel Pérez, relativo ao projeto da tribuna (esc. 1:100), incluindo planta, secção e alçado. Dois esboços de planta da tribuna, a grafite, e um relativo a perfis, sem data ou assinatura, encontram-se na sequência.
1951.02.02: Memoria - Proyecto de Construcción de Pista para Concursos Hípicos, redigida pelo Arquiteto Municipal (sem assinatura) - A construção de uma pista na Ciudad Deportiva de Educación y Descanso justifica-se pela dimensão que os concursos hípicos adquiriram, particularmete expressivos na feira da cidade celebrada em terrenos particulares. A pista localizar-se-á na parte esquerda do atual campo de futebol, implicando nivelamento de terreno e construção de um muro de contenção (reutilizando materias provenientes da movimentação de terrenos) para sustento do terrapleno. O remate será em betão, conforme os já existentes na Ciudad Deportiva. A construção de tribuna e bancadas realizar-se-á futuramente, mediante possibildiades económicas.
1951.02.03: O arquiteto municipal, Ángel Pérez, remete ao Alcalde de Cáceres o orçamento para as obras do Campo Hípico a construir na "Ciudad Deportiva de Educación y Descanso". O total da execução ascende às 119.784,20 ptas (valor igual ao que consta no orçamento datado de janeiro de 1951).
Obs.: Os documentos incluem, no cabeçalho, a indicação "Excmo. Ayuntamiento de Caceres / Obras y Servicios / Seccion Tecnica".
Para citar este trabalho:
Arquitectura Aqui (2024) Avance del Presupuesto para las Obras de Campo Hípico a Construir en la "Ciudad Deportiva" de Educación y Descanso. Acedido em 18/01/2025, em https://arquitecturaaqui.eu/documentacao/processos/12885/avance-del-presupuesto-para-las-obras-de-campo-hipico-a-construir-en-la-ciudad-deportiva-de-educacion-y-descanso