Pesquisar por

Objeto

Agentes

Atividades

Documentação

Licencia de Construcción de 100 Viviendas Tipo Social en Barriada El Carneril, Calles de Cuba y Ecuador

Conjunto de documentação gráfica e textual (correspondência, formulários, projeto de arquitetura com memória descritiva e desenhos, pareceres), inserida em capilha do Ayuntamiento de Cáceres, com indicação no canto superior direito "Sección Obras y Servicios / Expediente núm. 68" (manuscrito), possuindo ainda uma capilha mais antiga do município com identificação datilografada do assunto do processo. Refere-se ao pedido de licença para construção de cem apartamentos de "tipo social", no Bairro El Carneril (também designado Llopis Ivorra), apresentado pela Asociación Benéfica Constructora de Cáceres Virgen de Guadalupe.

Se tem alguma memória ou informação relacionada com este registo, por favor envie-nos o seu contributo.

Identificação

Tipo de Processo
Designação do Processo
Licencia de Construcción de 100 Viviendas Tipo Social en Barriada El Carneril, Calles de Cuba y Ecuador
Anos Início-Fim
1961
Localização Referida
Outras Referências
Exp. 30/1961
Produtor do Processo

Análise

Primeira Data Registada no Processo
1957.07
Última Data Registada no Processo
1961.03.23
Entidade Requerente / Beneficiária
Projeto de Arquitetura (Autoria)
Fernando Hurtado Arquitecto 1961Pessoa
Intervenção / Apreciação
Antonio Barrera San Martin Secretario general ABCCVG 1961Pessoa
Ángel Pérez Rodríguez Arquitecto Municipal 1961Pessoa
Síntese de Leitura

1961.02.14: "Proyecto de 100 Viviendas "Tipo Social" para la Asociación Benéfica Constructora de Cáceres Virgen de Guadalupe", assinado pelo arquiteto Fernando Hurtado. Distribuição dos apartamentos por dois blocos abertos com corredores duplos e cinco pisos (dez apartamentos por piso). Dois tipos de habitação: tipo A) tres quartos; tipo B) quatro quartos; cada apartamento possui cozinha/sala de refeições com varanda, despensa e quarto de banho. São indicados materiais, técnicas construtivas e elementos técnicos, assinalando a diferenciação do tratamento da fachada no piso térreo com cantaria de pedra aparelhada. O orçamento ascende a 6.857.888,40 ptas.

1961.03.04: Ofício do Secretário-gerente da Asociación Benéfica Constructora de Cáceres Virgen de Guadalupe (ABCCVG), Antonio Barrera San Martin, dirigido ao Alcalde de Cáceres, formalizando o pedido de autorização de execução de obras para construção de cem apartamentos de "tipo social" nas Calles de Cuba e Ecuador, no bairro El Carneril, em Cáceres. Solicita, igualmente, a isenção tributária máxima concedível pelo Ayuntamiento, conforme a Ley de 15 de Julio de 1954 (regulamento 24 Junio de 1955; o decreto 3 de abril de 1956 adaptou a viviendas de renta limitada" as anteriormente designadas "viviendas de tipo social") e a resolução do Instituto Nacional de la Vivienda de 15 de janeiro de 1957. 

1961.03.06: Formulário com timbre do Colegio Oficial de Arquitectos de Madrid, assinado pelo arquiteto Fernando Hurtado Collar, que confirma a encomenda feita ao arquiteto da "dirección facultativa de las obras" de dois blocos com cinquenta apartamentos cada. Formulário com timbre da Federación de Colegios Oficiales de Aparejadores de España / Colegio de Cáceres, assinado por Manuel Herrero Paredes, aparejador das obras de construção de dois blocos de apartamentos em Cáceres.

1961.03.13: Parecer assinado pelo Arquiteto Municipal, Ángel Pérez, acedendo à concessão de licença de construção após análise do projeto.

Para citar este trabalho:

Arquitectura Aqui (2024) Licencia de Construcción de 100 Viviendas Tipo Social en Barriada El Carneril, Calles de Cuba y Ecuador. Acedido em 21/11/2024, em https://arquitecturaaqui.eu/documentacao/processos/13882/licencia-de-construccion-de-100-viviendas-tipo-social-en-barriada-el-carneril-calles-de-cuba-y-ecuador

Este trabalho foi financiado pelo European Research Council (ERC) – European Union’s Horizon 2020 Research and Innovation Programme (Grant Agreement 949686 – ReARQ.IB) e por fundos nacionais portugueses através da FCT – Fundação para a Ciência e a Tecnologia, I.P., no âmbito do projeto ArchNeed – The Architecture of Need: Community Facilities in Portugal 1945-1985 (PTDC/ART-DAQ/6510/2020).