Pesquisar por

Objeto

Agentes

Atividades

Documentação

Petición de Licencia para la Construcción de Sesenta Viviendas de Renta limitada Subvencionadas en el Sitio de El Carneril

Conjunto de documentação textual e gráfica, respeitante ao pedido de licença de construção de sessenta apartamentos de "renta limitada subvencionada" no bairro El Carneril, em Cáceres, inserida em capilha do Ayuntamiento de Cáceres. Inclui correspondência, formulários, pareceres, projeto de arquitetura (memória descritiva, caderno de encargos, orçamentos, desenhos: plantas, alçados, cortes).

Se tem alguma memória ou informação relacionada com este registo, por favor envie-nos o seu contributo.

Identificação

Anos Início-Fim
1962-1963
Localização Referida
Outras Referências
Exp. 3/1963
Produtor do Processo

Análise

Primeira Data Registada no Processo
1962.10.02
Última Data Registada no Processo
1963.01.02
Entidade Requerente / Beneficiária
Projeto de Arquitetura (Autoria)
Fernando Hurtado Arquitecto 1962Pessoa
Financiamento
Intervenção / Apreciação
Juan-Manuel Herrero Paredes Aparejador 1962Pessoa
Antonio Barrera San Martin Secretario General ABCCVG 1962Pessoa
Ángel Pérez Rodríguez Arquitecto Municipal 1962Pessoa
Síntese de Leitura

1962.09.11: "Proyecto de Edificio de 60 Viviendas Subvencionadas y 4 Locales de Negocios para la Asociación Benéfica Constructora de Cáceres Virgen de Guadalupe, assinado pelo arquiteto Fernando Hurtado. A Memória Descritiva refere que este bloco constituirá "la fachada de la Barriada que en estos terrenos se viene levantando". Trata-se de um bloco constituindo um quarteirão, com três pátios interiores e dez pisos na fachada sobre a estrada dirigida a Miajadas, e somente seis pisos na fachada oposta "por razones de densidad de populacion". Terá sessenta apartamentos e quatro espaços comerciais. Constitui a metade de um conjunto em execução, ao qual se unirá somente através dos dois pisos inferiores. A parte do piso térreo virada para a citada estrada destinar-se-á a comércio (5,59% da área total). Distinguem-se sete tipos de habitação, de A a G, derivando fundamentalmente dos dois principais (A e B), suprimindo-se varandas e terraços e variando conforme o número de quartos e quartos de banho. São detalhados os pormenores técnicos, como a estrutura de betão armado e a cobertura em terraço e restantes instalações. O orçamento ascende a 12.264.041,89 ptas. São apensos tabelas de superfícies, cálculos, desenhos e caderno de encargos (que não se redige especificamente, dado que "tanto los materiales a emplear, como la ejecución de las unidades de obra que se proyectan, habrán de responder a las normas de la buena construcción y a las condiciones establecidas en el Pliego General de Condiciones de la Edificación, redactado por el Centro Experimental de Arquitectura y aprobado por el Consejo Superior de Colegio de Arquitectos").

1962.10.02Formulário com timbre do Colegio Oficial de Arquitectos de Madrid, assinado pelo arquiteto Fernando Hurtado Collar, que confirma a encomenda feita ao arquiteto da "dirección facultativa de las obras" de construção de sessenta "viviendas subvencionadas y locales". Formulário com timbre da Federación de Colegios Oficiales de Aparejadores de España / Colegio de Cáceres, assinado por Manuel Herrero Paredes, aparejador designado pela Asociación Benéfica Constructora de Cáceres Virgen de Guadalupe (ABCCVG) para as obras de construção de sessenta "viviendas subvencionadas y cuatro locales".

1962.10.13: Cópia de documento emitido pela Delegação Provincial de Cáceres do Instituto Nacional de Vivienda respeitante à "calificación provisional de viviendas de renta limitada subvencionadas" do anteprojeto apresentado pela ABCCVG. O promotor fica obrigado a apresentar a licença municipal de construção num prazo de três meses, devendo a construção ser feita num prazo de 24 meses após a data da licença. Refere-se, ainda, "el interés social (...) de las viviendas".

1962.12.04: Ofício do Secretário-gerente da ABCCVG, Antonio Barrera San Martin, dirigido ao Alcalde de Cáceres, formalizando o pedido de autorização de execução de obras para construção de sessenta aparatamentos de "renta limitada subvencionada", na Calle Antonio Hurtado, bairro El Carneril. Solicita, igualmente, a isenção tributária máxima concedível pelo Ayuntamiento, tendo-lhe sido concedidos os benefícios tributários máximos previstos na Ley de 13 de Noviembre de 1957, Decreto de 22 de Noviembre e Orden de 1 de Febrero de 1958, segundo qualificação provisória concedida (em anexo).

1962.12.14: Parecer, assinado pelo Arquiteto Municipal, Ángel Pérez, que confirma a possibilidade de concessão da licença de construção, após ter analisado o projeto.

1962.12.19: Parecer da Comisión Informativa de Ensanche y Urbanismo do Ayuntamiento de Cáceres, assinado pelo Presidente (assinatura ilegível), propondo à Comisión Permanente que conceda a licença solicitada.

1962.12.21: Ata da sessão da Comisión Municipal Permanente realizada na data indicada, assinada pelo Secretário (assinatura ilegível), concedendo o licenciamento de construção.

1963.01.02: Ofício do Alcalde de Cáceres dirigido a Antonio Barrera San Martin, comunicando a outorga de licença de construção, a reclamar num prazo de dez dias.

Para citar este trabalho:

Arquitectura Aqui (2024) Petición de Licencia para la Construcción de Sesenta Viviendas de Renta limitada Subvencionadas en el Sitio de El Carneril. Acedido em 18/01/2025, em https://arquitecturaaqui.eu/documentacao/processos/13886/peticion-de-licencia-para-la-construccion-de-sesenta-viviendas-de-renta-limitada-subvencionadas-en-el-sitio-de-el-carneril

Este trabalho foi financiado pelo European Research Council (ERC) – European Union’s Horizon 2020 Research and Innovation Programme (Grant Agreement 949686 – ReARQ.IB) e por fundos nacionais portugueses através da FCT – Fundação para a Ciência e a Tecnologia, I.P., no âmbito do projeto ArchNeed – The Architecture of Need: Community Facilities in Portugal 1945-1985 (PTDC/ART-DAQ/6510/2020).