Cantina Escolar a Construir em São Martinho da Cortiça
Volume único composto do projeto de arquitetura, Memória Descritiva e um ofício da parte do benemérito destinado à CMA.
Identificação
Análise
1955.12.22 - O benemérito José Martins Dias da Cunha, residente em Lisboa, escreveu ao Presidente da Câmara Municipal de Arganil a "submeter à aprovação da Exmª. Câmara" "a planta dum edifício que desejo construir em S. Martinho da Cortiça, destinado a cantina escolas, junto à escola do sexo feminino". Acrescentou ainda que "já mandei demolir o velho edifício - a antiga residência paroquial - que se encontrava no local onde desejo mandar fazer a nova construção".
1955.12.03 - A CMA deliberou conceder a autorização pedida e ainda "exarar na ata um voto de louvor ao Dr. J.M.D. Cunha pelo seu gesto de benemerecência em favor das crianças, das escolas e do progresso de S. Martinho da Cortiça".
1955.12.22 - O projeto para a construção de uma cantina escolar e sala paroquial e São Martinho da Cortiça foi apresentado, acompanhado de Memória Descritiva, em que se lê:
"O edifício a construir compõe-se fundamentalmente de um refeitório que, com a copa, cozinha e sanitários, constitui a "Cantina escolar" e de uma sala paroquial. A sala paroquial e o refeitório, se bem que funcionalmente separados, foram dispostos de modo a que, sempre que for necessário, se possam ligar, resultando daí um único e grande salão utilizável como salão de festas."
A obra foi "construída a expensas do Sr. José Martins Dias da Cunha", como lê-se na capa do processo.
Para citar este trabalho:
Arquitectura Aqui (2024) Cantina Escolar a Construir em São Martinho da Cortiça. Acedido em 18/01/2025, em https://arquitecturaaqui.eu/documentacao/processos/13892/cantina-escolar-a-construir-em-sao-martinho-da-cortica