Pesquisar por

Objeto

Agentes

Atividades

Documentação

Casa do Povo de Côja. Projeto de Remodelação

Volume único composto do parecer do Delegado de Saúde, Memórias Descritivas (primeira versão e alterações) e projeto de arquitetura (plantas, alçados e cortes) da remodelação da Casa do Povo de Côja.

Se tem alguma memória ou informação relacionada com este registo, por favor envie-nos o seu contributo.

Identificação

Designação do Processo
Casa do Povo de Côja. Projeto de Remodelação
Anos Início-Fim
1971-1974
Referência Inicial
OM 453

Análise

Primeira Data Registada no Processo
1971.04
Última Data Registada no Processo
1974.10.22
Projeto de Arquitetura (Autoria)
Síntese de Leitura

1971.10.22 - O Engenheiro Civil António Monteiro dos Santos Moreira apresentou o projeto de arquitetura e a Memória Descritiva para a obra de remodelação da Casa do Povo de Côja, que, segundo Moreira, "visa, principalmente, a simplificação da fachada principal, alterando-se profundamente sua traça de modo a formar um conjunto de linhas simples, não perdendo, contudo, o conjunto de características que lhe dão um aspecto equilibrado e agradável à vista", além de prever a "criação de um compartimento no rés-do-chão para o Raios X", o que sugere que uma versão anterior do projeto já havia sido submetida à apreciação superior. O orçamento para a empreitada perfazia então 1.633.823$00, pouco acima do custo dos trabalhos a executar previstos no "Projeto anterior", que equivaliam 1.616.551$72. O projeto de remodelação inclui um cinema com palco e balcão para 202 espectadores, biblioteca, sala de tv e de ping-pong, salas de consultas, tratamentos, raio X, estomatologia e espera.

"Por motivo do edifício existente não oferecer as condições necessárias para se conseguir todas as finalidades a que se destinam as 'Casas do Povo', pretende a Direção remodelar profundamente o edifício existente de harmonia com o programa indicado pelos Serviços de Planeamento de Instalações da Federação das Caixas de Previdência e Abono de Família. Assim, apresenta-se um estudo no qual o edifício é ampliado em superfície e altura, prevendo-se conforme mostramos plantas, no rés-do-chão, a sala de espetáculos, recepção, Serviços Administrativos, Serviços Médicos, de enfermagem e Serviço de Apoio e no 1º Andar ficará a zona cultural e recreativa, destinando-se o 2º Andar a arrumos. (...) Sob o aspecto arquitetónico, como se verifica pelos desenhos das fachadas, o conjunto projetado forma um todo equilibrado, enriquecendo à custa de elementos de cantaria de granito."

Previa-se então que os trabalhos a executar importassem em 1.657.357$00.

1974.02.22 - O Delegado de Saúde escreveu à Câmara Municipal de Arganil comunicando que, segundo seu parecer, "o referido projeto reúne as necessárias condições de salubridade".

Para citar este trabalho:

Arquitectura Aqui (2024) Casa do Povo de Côja. Projeto de Remodelação. Acedido em 22/11/2024, em https://arquitecturaaqui.eu/documentacao/processos/14336/casa-do-povo-de-coja-projeto-de-remodelacao

Este trabalho foi financiado pelo European Research Council (ERC) – European Union’s Horizon 2020 Research and Innovation Programme (Grant Agreement 949686 – ReARQ.IB) e por fundos nacionais portugueses através da FCT – Fundação para a Ciência e a Tecnologia, I.P., no âmbito do projeto ArchNeed – The Architecture of Need: Community Facilities in Portugal 1945-1985 (PTDC/ART-DAQ/6510/2020).