Pesquisar por

Objeto

Agentes

Atividades

Documentação

Projeto da Sede da Junta de Freguesia e Centro de Cultura de Pombeiro da Beira

Volume único composto de Memória Descritiva, Caderno de Encargos, Estudo de Estabilidades acompanhado de Memória Descritiva e Justificativa e projeto de "eletrificação" para a obra da sede da Junta de Freguesia e Centro Cultural de Pombeiro da Beira. Ver os outros volumes e processos referentes à mesma obra (OM 741 e OM 742).

Se tem alguma memória ou informação relacionada com este registo, por favor envie-nos o seu contributo.

Identificação

Tipo de Processo
Projeto de ArquiteturaTipo de Processo
Designação do Processo
Projeto da Sede da Junta de Freguesia e Centro de Cultura de Pombeiro da Beira
Anos Início-Fim
1973-1974
Referência Inicial
OM 516
Outras Referências
OM 741, OM742

Análise

Primeira Data Registada no Processo
1973.11.26
Entidade Requerente / Beneficiária
Entidade Utilizadora
Projeto de Arquitetura (Autoria)
Projeto Estabilidade (Autoria)
Síntese de Leitura

1973.11.23 - Na Memória Descritiva do projeto para a sede da Junta de Freguesia e Centro Cultural de Pombeiro da Beira, assinada pelo arquiteto Luís de C. G. Soares Branco, sediado em Lisboa, lemos que "Destina-se o edifício, simultaneamente, a sede da Junta de Freguesia e a Centro Cultural da Freguesia de Pombeiro da Beira", além de abrigar " na cave um gabinete para o Assistente Social e uma ampla arrecadação destinada a guardar diversos elementos decorativos dos festejos, que a Junta possui." O terreno, situado "junto do arruamento principal daquela povoação, em frente da Estação dos C.T.T. (...) foi cedido pelo Senhor António Lopes, exclusivamente para nele se construir a sede da Junta de Freguesia". Os serviços previstos estavam agrupados na Sede da Junta de Freguesia em si, em um núcleo de Assistência Social e um Centro Cultural, "aspiração da Junta, que pretende com a sua criação, fixar, em são convívio, novos e velhos, proporcionando-lhes instalações adequadas e que estimulem esse convívio. A biblioteca será um complemento indispensável de atração para todas as idades, que nela se poderão cultivar, através da leitura de livros, que sem ela, nunca estarão ao seu alcance."

1973.11.14 - Elaborados o Caderno de Encargos e as Condições Técnicas Especiais relacionadas à empreitada da obra. Os documentos são assinados pelo arquiteto Luís Soares Branco. Estes documentos técnicos são acompanhados de um Estudo de Estabilidade não datado, assinado pelo Engenheiro Civil Vitor Manuel Cardoso da Costa composto de uma memória descritiva e peças desenhadas, além da Memória Descritiva e Justificativa do projeto de Eletrificação.

Para citar este trabalho:

Arquitectura Aqui (2024) Projeto da Sede da Junta de Freguesia e Centro de Cultura de Pombeiro da Beira. Acedido em 20/09/2024, em https://arquitecturaaqui.eu/documentacao/processos/14346/projeto-da-sede-da-junta-de-freguesia-e-centro-de-cultura-de-pombeiro-da-beira

Este trabalho foi financiado pelo European Research Council (ERC) – European Union’s Horizon 2020 Research and Innovation Programme (Grant Agreement 949686 – ReARQ.IB) e por fundos nacionais portugueses através da FCT – Fundação para a Ciência e a Tecnologia, I.P., no âmbito do projeto ArchNeed – The Architecture of Need: Community Facilities in Portugal 1945-1985 (PTDC/ART-DAQ/6510/2020).