Pesquisar por

Objeto

Agentes

Atividades

Documentação

Comissão de Melhoramentos de Sobral Magro - Projeto de Construção da Casa de Cultura e Recreio

Volume único composto de Correspondência enviada pela Comissão de Melhoramentos de Sobral Magro à Câmara Municipal de Arganil, Memória Descritiva e Projeto de Arquitetura para a construção da Casa de Cultura e Recreio.

Se tem alguma memória ou informação relacionada com este registo, por favor envie-nos o seu contributo.

Identificação

Designação do Processo
Comissão de Melhoramentos de Sobral Magro - Projeto de Construção da Casa de Cultura e Recreio
Anos Início-Fim
1978
Referência Inicial
OM454

Análise

Primeira Data Registada no Processo
1978.03.21
Entidade Requerente / Beneficiária
Entidade Utilizadora
Síntese de Leitura

1978.03.21 - A Comissão de Melhoramentos de Sobral Magro, sediada em Lisboa, enviou ao presidente da CMA o projeto remodelado da Casa de Cultura e Recreio "em virtude de não ter sido aprovado o anterior" e "com vista a uma possível comparticipação financeira do Estado. Na Memória Descritiva, lê-se" Pretende a Comissão de Melhoramentos de Sobral Magro, mandar construir um imóvel no terreno que possui, para nele instalar os serviços culturais e recreativos." O programa, correspondente "às necessidades e anseios do povo de Sobral Magro", distribui-se em três pisos, sendo o primeiro dedicado à Serviços Médicos e sanitários, o segundo à sala de convívio e "um pequeno bar anexo" e o terceiro, destinado a abrigar as aulas de artesanato, direção e secretaria, "habitação para a professora e dormitório para os motoristas da carreira". De acordo com o texto não assinado, "nota-se que todas estas instalações são de alcance social, pois a sua falta se faz sentir desde há muito nesta povoação. Com elas, poder-se-ia proporcionar à população local, reuniões familiares, festas recreativas, instrução artesanal e leitura, um apoio sanitário e a solução das duas habitações (professora e motoristas) que deixará de ser problema. (...) o edifício foi projetado segundo a topografia do terreno, distribuindo-se as diversas dependências conforme se pode observar nas plantas, tentando-se dar aos alçados um aspecto que embora modesto se possa enquadrar no meio ambiente."

Para citar este trabalho:

Arquitectura Aqui (2024) Comissão de Melhoramentos de Sobral Magro - Projeto de Construção da Casa de Cultura e Recreio. Acedido em 22/11/2024, em https://arquitecturaaqui.eu/documentacao/processos/14386/comissao-de-melhoramentos-de-sobral-magro-projeto-de-construcao-da-casa-de-cultura-e-recreio

Este trabalho foi financiado pelo European Research Council (ERC) – European Union’s Horizon 2020 Research and Innovation Programme (Grant Agreement 949686 – ReARQ.IB) e por fundos nacionais portugueses através da FCT – Fundação para a Ciência e a Tecnologia, I.P., no âmbito do projeto ArchNeed – The Architecture of Need: Community Facilities in Portugal 1945-1985 (PTDC/ART-DAQ/6510/2020).