Pesquisar por

Objeto

Agentes

Atividades

Documentação

Centro Social de Teixeira

Volume único que reúne o projeto de arquitetura, estabilidade e instalações elétricas para a construção do Centro Social de Teixeira e respectivas Memórias Descritivas, elaborados pelo GAT sediado em Arganil.

Se tem alguma memória ou informação relacionada com este registo, por favor envie-nos o seu contributo.

Identificação

Anos Início-Fim
1978-1996
Referência Inicial
OM 475

Análise

Primeira Data Registada no Processo
1978.01.26
Última Data Registada no Processo
1996.02
Projeto Estabilidade (Autoria)
Fernanda Adelaide Santos Silva Engenheira do GAT 1979.01Pessoa
Outras Especialidades (Autoria)
Fernanda Adelaide Santos Silva Engenheira do GAT 1979.01Pessoa
Intervenção / Apreciação
Alberto Louzada Borges Pinto Diretor do GAT Arganil 1979Pessoa
Síntese de Leitura

1978.01.26-29 - Os técnicos do GAT sediado em Arganil desenvolveram o projeto de arquitetura para a  a construção do Centro Social de Teixeira, em cuja Memória Descritiva e Justificativa lê-se que a Câmara Municipal de Arganil havia solicitado o projeto de um edifício "com fim de Centro Social e cumulativamente de Sede de Junta de Freguesia".

"Na distribuição das dependências para um edifício deste tipo teve-se em linha de conta o trinómio: funcionalidade, independência e eficiência, pelo que no 1º piso ficarão situados um salão polivalente, com átrio, instalações sanitárias para homens e senhoras, duas dependências para arrumos, uma zona de palco para pequenos espetáculos cujo estrado poderá ser desmontado em caso de necessidade, ficando nesta zona dois vestiários, um para homens e outro para senhoras bem como instalações sanitárias para ambos. No 2º piso um átrio de acesso ao bar, à biblioteca, à sala de leitura e no 3º piso, três arrecadações com fins diversos, (...) uma sala de jogos com W.C. e um átrio com entrada a partir da varanda. No 3º piso, a zona administrativa: uma sala de reunião, uma sala de direção, uma secretaria com guichet, um arquivo, umas instalações sanitárias e uma arrecadação. (...) No tratamento das fachadas procurou-se dar um aspecto peculiar e um certo cunho de um edifício deste tipo pelo que optamos por cantarias em contraste com um reboco pintado na cor de rosa-velho." 

Estava prevista a construção de um parque infantil e de jogos no terreno adjacente ao do Centro Social de Teixeira, de acordo com a planta de localização.

1979.03.14 - O orçamento elaborado pelos técnicos do GAT e assinado pelo seu diretor, previu um custo de 4.574.000$00 para a obra do Centro Social de Teixeira. 

1979.01.31-1979.02.05 - A Engenheira Fernanda Santos Silva, do GAT sediado em Arganil, elaborou os projetos de estabilidade, águas e esgotos para o edifício o Centro Social de Teixeira.

1979.04.23-1979.05.03 - O Engenheiro Eletrotécnico Henrique Manuel Moura Maia elaborou o projeto de instalações elétricas para o edifício o Centro Social de Teixeira.

1996.02 - Os técnicos do GAT sediado em Arganil realizaram um levantamento da situação do Centro Social de Teixeira, indicado os usos do edifício, equivalentes ao previsto no projeto inicial. 

Observações

A circulação do projeto do Centro Social de Teixeira organiza-se em torno de uma varanda no rés-do-chão elevado, sob o qual situa-se um pavimento em cave tirando partido do declive do terreno, solução muito similar à adotada no Centro Social de Sarnadela, também projetado pelo GAT sediado em Arganil naqueles mesmos anos.

Para citar este trabalho:

Arquitectura Aqui (2024) Centro Social de Teixeira. Acedido em 18/01/2025, em https://arquitecturaaqui.eu/documentacao/processos/15651/centro-social-de-teixeira

Este trabalho foi financiado pelo European Research Council (ERC) – European Union’s Horizon 2020 Research and Innovation Programme (Grant Agreement 949686 – ReARQ.IB) e por fundos nacionais portugueses através da FCT – Fundação para a Ciência e a Tecnologia, I.P., no âmbito do projeto ArchNeed – The Architecture of Need: Community Facilities in Portugal 1945-1985 (PTDC/ART-DAQ/6510/2020).