Centro Social de Teixeira
Volume único que reúne o projeto de arquitetura, estabilidade e instalações elétricas para a construção do Centro Social de Teixeira e respectivas Memórias Descritivas, elaborados pelo GAT sediado em Arganil.
Identificação
Análise
1978.01.26-29 - Os técnicos do GAT sediado em Arganil desenvolveram o projeto de arquitetura para a a construção do Centro Social de Teixeira, em cuja Memória Descritiva e Justificativa lê-se que a Câmara Municipal de Arganil havia solicitado o projeto de um edifício "com fim de Centro Social e cumulativamente de Sede de Junta de Freguesia".
"Na distribuição das dependências para um edifício deste tipo teve-se em linha de conta o trinómio: funcionalidade, independência e eficiência, pelo que no 1º piso ficarão situados um salão polivalente, com átrio, instalações sanitárias para homens e senhoras, duas dependências para arrumos, uma zona de palco para pequenos espetáculos cujo estrado poderá ser desmontado em caso de necessidade, ficando nesta zona dois vestiários, um para homens e outro para senhoras bem como instalações sanitárias para ambos. No 2º piso um átrio de acesso ao bar, à biblioteca, à sala de leitura e no 3º piso, três arrecadações com fins diversos, (...) uma sala de jogos com W.C. e um átrio com entrada a partir da varanda. No 3º piso, a zona administrativa: uma sala de reunião, uma sala de direção, uma secretaria com guichet, um arquivo, umas instalações sanitárias e uma arrecadação. (...) No tratamento das fachadas procurou-se dar um aspecto peculiar e um certo cunho de um edifício deste tipo pelo que optamos por cantarias em contraste com um reboco pintado na cor de rosa-velho."
Estava prevista a construção de um parque infantil e de jogos no terreno adjacente ao do Centro Social de Teixeira, de acordo com a planta de localização.
1979.03.14 - O orçamento elaborado pelos técnicos do GAT e assinado pelo seu diretor, previu um custo de 4.574.000$00 para a obra do Centro Social de Teixeira.
1979.01.31-1979.02.05 - A Engenheira Fernanda Santos Silva, do GAT sediado em Arganil, elaborou os projetos de estabilidade, águas e esgotos para o edifício o Centro Social de Teixeira.
1979.04.23-1979.05.03 - O Engenheiro Eletrotécnico Henrique Manuel Moura Maia elaborou o projeto de instalações elétricas para o edifício o Centro Social de Teixeira.
1996.02 - Os técnicos do GAT sediado em Arganil realizaram um levantamento da situação do Centro Social de Teixeira, indicado os usos do edifício, equivalentes ao previsto no projeto inicial.
A circulação do projeto do Centro Social de Teixeira organiza-se em torno de uma varanda no rés-do-chão elevado, sob o qual situa-se um pavimento em cave tirando partido do declive do terreno, solução muito similar à adotada no Centro Social de Sarnadela, também projetado pelo GAT sediado em Arganil naqueles mesmos anos.
Para citar este trabalho:
Arquitectura Aqui (2024) Centro Social de Teixeira. Acedido em 18/01/2025, em https://arquitecturaaqui.eu/documentacao/processos/15651/centro-social-de-teixeira