Pesquisar por

Objeto

Agentes

Atividades

Documentação

Edifício para a Junta de Freguesia de Santa Vitória do Ameixial

Processo produzido pela Câmara Municipal de Estremoz (CME), contendo o projeto do edifício-sede da Junta de Freguesia de Santa Vitória do Ameixial. 

Se tem alguma memória ou informação relacionada com este registo, por favor envie-nos o seu contributo.

Identificação

Arquivo / Biblioteca
Tipo de Processo
Designação do Processo
Edifício para a Junta de Freguesia de Santa Vitória do Ameixial
Anos Início-Fim
1981
Localização Referida
ÉvoraDistrito Histórico (PT)
Referência Inicial
PT-AMETZ/CMETZ/M/A/7.4/ 1-3

Análise

Primeira Data Registada no Processo
1981.03
Última Data Registada no Processo
1981.04.02
Promotor
Entidade Requerente / Beneficiária
Projeto de Arquitetura (Autoria)
Projeto Estabilidade (Autoria)
Síntese de Leitura

1981.03 – Data das peças desenhadas do projeto de arquitetura, que incluem plantas de localização, implantação, arranjos envolventes, do piso e de cobertura, alçados, cortes, mapa de acabamentos, planta e mapa de vãos, pormenores das portas interiores. O processo inclui ainda projeto de águas, esgotos e eletricidade, betão armado, medições e orçamento.

1981.04 – Data da Memória Descritiva do projeto – assinada pelo arquiteto Paulo Barral e pelo engenheiro Carlos Afonso –, que começa por referir que o novo edifício se enquadra no Programa de Atividades da Câmara Municipal de Estremoz (CME) para 1981. Considera-se que o “equipamento, de relevante importância no contexto sub-concelhio em que é proposto” segue um programa delineado pela CME, incluindo os serviços da junta de freguesia, um posto médico e um salão para reuniões públicas.

Neste documento escreve-se ainda que “a integração arquitetónica do edifício no ambiente urbano envolvente, presidiu sob o ponto de vista formal, aos aspetos e características que neste campo se consideraram na elaboração do presente projeto”. Referem-se ainda aspetos relacionados com a implantação, a distribuição do programa, descrição sumária das instalações, acabamentos, águas, esgotos e eletricidade.

Este projeto surge na sequência de outros edifícios do mesmo programa desenhados pela CME e pelo Gabinete de Apoio Técnico de Estremoz (GAT Estremoz), em parte baseados num projeto-tipo anteriormente desenvolvido pelo GAT Estremoz: “em referência à solução adotada, julga-se apenas de referir que o edifício projetado, como variante ao modelo já proposto para outra freguesia, visa a adequação ao local escolhido pela edilidade, o qual sendo plano e de fácil implantação, não obrigou à revisão do organigrama central nos aspetos essenciais”. Numa das peças desenhadas (n.º 2 – plantas) pode ler-se a nota “versão alterada do projeto-tipo da autoria do GAT de Estremoz de acordo com a C.M. de Estremoz”.

1981.04.02 – Data do projeto de estabilidade e do orçamento da obra, no valor de 3.140.000$00.

Para citar este trabalho:

Arquitectura Aqui (2024) Edifício para a Junta de Freguesia de Santa Vitória do Ameixial. Acedido em 21/11/2024, em https://arquitecturaaqui.eu/documentacao/processos/18288/edificio-para-a-junta-de-freguesia-de-santa-vitoria-do-ameixial

Este trabalho foi financiado pelo European Research Council (ERC) – European Union’s Horizon 2020 Research and Innovation Programme (Grant Agreement 949686 – ReARQ.IB) e por fundos nacionais portugueses através da FCT – Fundação para a Ciência e a Tecnologia, I.P., no âmbito do projeto ArchNeed – The Architecture of Need: Community Facilities in Portugal 1945-1985 (PTDC/ART-DAQ/6510/2020).