Pesquisar por

Objeto

Agentes

Atividades

Documentação

Edifício da Câmara Municipal de Arganil - Anteprojeto dos Paços do Concelho de Arganil

Volume único composto do Anteprojeto dos Paços do Concelho de Arganil, realizado pelo arquiteto Alfredo Duarte Leal Machado, da Direção de Edifícios Nacionais do Norte, sediada no Porto. 

Se tem alguma memória ou informação relacionada com este registo, por favor envie-nos o seu contributo.

Identificação

Designação do Processo
Edifício da Câmara Municipal de Arganil - Anteprojeto dos Paços do Concelho de Arganil
Anos Início-Fim
1937
Referência Inicial
DREMC 1452 1

Análise

Primeira Data Registada no Processo
1937.05.12
Projeto de Arquitetura (Autoria)
Alfredo Duarte Leal Machado Arquiteto da DENNPessoa
Síntese de Leitura

1937.05.12 - O arquiteto Alfredo Duarte Leal Machado, da Direção de Edifícios Nacionais do Norte, sediada no Porto desenvolveu o Anteprojeto dos Paços do Concelho de Arganil. Além das plantas da vila que indicam as expropriações a realizar para abrir o praça na qual se assenta a construção, fazem parte do projeto plantas do edifício a construir e suas divisões em serviços e seções, organizadas em torno de um átrio, além de alguns pormenores construtivos e decorativos, em que se destaca a escada que domina o espaço do átrio. O projeto integra duas soluções diferentes para a fachada principal, uma que prevê um frontão de feição neoclássica sobre o eixo principal da composição e outra, na qual a entrada principal é marcada por quatro elementos verticais em betão armado, de expressão mais próxima do art deco.

Para citar este trabalho:

Arquitectura Aqui (2024) Edifício da Câmara Municipal de Arganil - Anteprojeto dos Paços do Concelho de Arganil. Acedido em 19/09/2024, em https://arquitecturaaqui.eu/documentacao/processos/18691/edificio-da-camara-municipal-de-arganil-anteprojeto-dos-pacos-do-concelho-de-arganil

Este trabalho foi financiado pelo European Research Council (ERC) – European Union’s Horizon 2020 Research and Innovation Programme (Grant Agreement 949686 – ReARQ.IB) e por fundos nacionais portugueses através da FCT – Fundação para a Ciência e a Tecnologia, I.P., no âmbito do projeto ArchNeed – The Architecture of Need: Community Facilities in Portugal 1945-1985 (PTDC/ART-DAQ/6510/2020).