Pesquisar por

Objeto

Agentes

Atividades

Documentação

Jardim Infantil de Vilar de Perdizes

Projeto de arquitetura.

Um volume, em capa preta com rótulo do Gabinete de Apoio Técnico do Alto Tâmega, designação “Jardim Infantil de Vilar de Perdizes”, n.º de processo 40-M-76 e identificação da Câmara Municipal de Montalegre. Contém peças escritas e desenhadas e alguma correspondência administrativa.

Se tem alguma memória ou informação relacionada com este registo, por favor envie-nos o seu contributo.

Identificação

Tipo de Processo
Projeto de ArquiteturaTipo de Processo
Anos Início-Fim
1976-1980
Referência Inicial
Processo n.º 40-M-76

Análise

Primeira Data Registada no Processo
1976.12.22
Última Data Registada no Processo
1980.10.21
Promotor
Projeto de Arquitetura (Autoria)
Intervenção / Apreciação
Luís António Teixeira Coutinho Engenheiro Diretor GATAT 1976Pessoa
Pinto Coelho Arquiteto 1976Pessoa
Síntese de Leitura

1976.12.22 - O diretor do Gabinete de Apoio Técnico do Alto Tâmega (GATAT), engenheiro Luís António Teixeira Coutinho, remete o projeto ao presidente da Câmara Municipal de Montalegre (CMM) depois de retificado de acordo com reunião tida com o arquiteto Pinto Coelho em Chaves. Informa-se que foi igualmente remetida uma cópia à Comissão de Equipamentos Coletivos (CEC) e ao Instituto da Família e Ação Social

1977.03.24 - O diretor do GATAT remete o projeto ao presidente da Câmara Municipal de Montalegre (CMM), informando que foi igualmente remetida uma cópia à CEC.

A memória descritiva e justificativa descreve o projeto como sendo relativo a um edifício destinado a receber 75 crianças, 25 das quais na creche e 50 no jardim infantil. O edifício projetado é composto por uma entrada (com átrio, sala de direção e médico), uma creche (com duas salas, sanitários e copa de leites), um jardim infantil (com duas salas de atividades, uma sala polivalente e sanitários) e uma zona de serviços (com entrada, cozinha, dispensa, lavandaria, arrumos, sala do pessoal e sanitário-vestiário).

Em termos construtivos, o projeto propõe um edifício com estrutura de betão armado, laje aligeirada no teto, cobertura de telha sobre armação de madeira de pinho tratado, paredes de tijolo furado, pavimento de mosaico plástico ou de mosaico hidráulico (em sanitários e zona de serviços), paredes rebocadas, lambris de azulejo (sanitários e zona de serviços), caixilharias de perfilado de ferro ou de madeira de carvalho.

1980.08.06 - Auto de receção provisória.

1980.10.21 - O presidente da CMM, José António Carvalho de Moura, remete ao engenheiro-diretor do GATAT uma cópia do Edital do Inquérito Administrativo.

Para citar este trabalho:

Arquitectura Aqui (2024) Jardim Infantil de Vilar de Perdizes. Acedido em 18/01/2025, em https://arquitecturaaqui.eu/documentacao/processos/18777/jardim-infantil-de-vilar-de-perdizes

Este trabalho foi financiado pelo European Research Council (ERC) – European Union’s Horizon 2020 Research and Innovation Programme (Grant Agreement 949686 – ReARQ.IB) e por fundos nacionais portugueses através da FCT – Fundação para a Ciência e a Tecnologia, I.P., no âmbito do projeto ArchNeed – The Architecture of Need: Community Facilities in Portugal 1945-1985 (PTDC/ART-DAQ/6510/2020).