Urbanização Junto aos Paços do Concelho de Arganil
Volume único, composto do projeto de Urbanização da área envolvente aos Paços do Concelho de Arganil, elaborado pelo arquiteto Alfredo Duarte Leal Machado.
Identificação
Análise
1941.01.30 - O arquiteto da Secção de Estudos da Seção dos Edifícios Nacionais do Norte de Coimbra, Alfredo Duarte Leal Machado elaborou o projeto de Urbanização junto aos Paços do Concelho de Arganil, composto de Memória descritiva e justificativa, orçamento, peças desenhadas do existente e do estudo de urbanização e fotografias. Na Memória descritiva e justificativa, lemos que "O amontoado de casas que circundam o edifício dos novos Paços do Concelho de Arganil, não tem qualquer interesse arquitetónico ou pitoresco que justifique a sua conservação, assim como os becos não oferecem pontos estéticos ou simplesmente curiosos, que possam justificar a sua conservação." O arquiteto indica como condicionantes do projeto, além do edifício dos Paços do Concelho, "que obriga a construção de ruas laterais e da posterior", a Estrada Nacional nº 52, o Hospital, a Igreja e o Asilo da Santa Casa da Misericórdia de Arganil. O custo previsto, incluindo as expropriações de casas e terrenos a demolir, além das obras de urbanização como aterros, guias, passeios, mosaicos de calçada portuguesa, faixas de rolagem e ajardinadas, era de 152.210$00. Os desenhos apresentam o levantamento do existente, já com o edifício dos novos Paços do Concelho, nos quais indicam-se os prédios expropriados e a expropriar, além de novos alinhamentos, ilustrados no estudo da situação projetada, em função da planta topográfica fornecida pela Direção de Estradas do Distrito de Coimbra. O projeto integra um conjunto de fotografias dos novos Paços do Concelho e das ruas e becos adjacentes.
Para citar este trabalho:
Arquitectura Aqui (2024) Urbanização Junto aos Paços do Concelho de Arganil. Acedido em 18/01/2025, em https://arquitecturaaqui.eu/documentacao/processos/18809/urbanizacao-junto-aos-pacos-do-concelho-de-arganil