Pesquisar por

Objeto

Agentes

Atividades

Documentação

Centro Social de Vila da Ponte, Montalegre

Um volume em capa preta do Gabinete de Apoio Técnico do Alto Tâmega (GATAT), com o número de processo 243-M-78, a designação “Centro Social de Vila da Ponte” e referência à Câmara Municipal de Montalegre. Contém memória descritiva e justificativa e desenhos do projeto.

Se tem alguma memória ou informação relacionada com este registo, por favor envie-nos o seu contributo.

Identificação

Tipo de Processo
Projeto de ArquiteturaTipo de Processo
Designação do Processo
Centro Social de Vila da Ponte, Montalegre
Anos Início-Fim
1978
Referência Inicial
Processo n.º 243-M-78
Produtor do Processo

Análise

Primeira Data Registada no Processo
1978.04.13
Entidade Requerente / Beneficiária
Projeto de Arquitetura (Autoria)
Augusto Gomes Teles Grilo Arquiteto GATAT 1978Pessoa
Síntese de Leitura

A memória descritiva e justificativa, de 1978.04.13, assinada pelo arquiteto Júlio Augusto Gomes Teles Grilo, refere que o edifício é composto por rés-do-chão (onde se encontra um hall, escadaria, sala de convívio e bar, sanitários, biblioteca e arrumos) e primeiro andar (com salão polivalente, arrumos, sanitários, arquivo, gabinete da junta e terraço). Em termos construtivos, indica-se que as estruturas serão em betão armado, as paredes em tijolo, a cobertura em madeira de eucalipto com telha tipo canudo, os pavimentos em tijoleira, as paredes interiores rebocadas com cal hidráulica e, em alguns casos, com um lambrim de madeira de eucalipto ou de azulejo branco, as caixilharias em madeira de castanho com estores em laminado.

O orçamento estima-se em 6.500.000$.

Para citar este trabalho:

Arquitectura Aqui (2024) Centro Social de Vila da Ponte, Montalegre. Acedido em 22/11/2024, em https://arquitecturaaqui.eu/documentacao/processos/18820/centro-social-de-vila-da-ponte-montalegre

Este trabalho foi financiado pelo European Research Council (ERC) – European Union’s Horizon 2020 Research and Innovation Programme (Grant Agreement 949686 – ReARQ.IB) e por fundos nacionais portugueses através da FCT – Fundação para a Ciência e a Tecnologia, I.P., no âmbito do projeto ArchNeed – The Architecture of Need: Community Facilities in Portugal 1945-1985 (PTDC/ART-DAQ/6510/2020).