Lar da Terceira Idade. Estudo de Remodelação e ampliação; e Construção de um Infantário em Albufeira
Processo composto por duas pastas: uma pasta referente ao Estudo de Remodelação e Ampliação (1979), para adaptação da Colónia de Férias a lar para a 3ª Idade, da Santa Casa da Misericórdia de Albufeira; e outra pasta do processo administrativo provisório (1985) do pedido de assistência financeira ao Estado através da Direção-Geral do Equipamento Regional e Urbano (DGERU). Apesar de configurarem pedidos de apoio para obras distintas e em anos distintos, ambas as pastas têm o mesmo número de processo provisório, o que estará relacionado com a entidade peticionária e os edifícios - da Colónia de Férias - que se pretendem adaptar aos fins propostos.
Identificação
Análise
1979.10.29 - Fernando Veloso, técnico projetista do Gabinete Técnico de Desenho (GTD) de Albufeira, remete à Santa Casa da Misericórdia de Albufeira (SCMA), o estudo de remodelação e ampliação dos pavilhões da Colónia de Férias de Albufeira para adaptação a lar, solicitado por esta entidade.
Pretende-se adaptar dois dos quatro pavilhões preexistentes. Segundo a Memória Descritiva, propõe-se o aproveitamento do espaço existente entre os dois pavilhões localizados mais a sul para implantar a construção nova onde se criará a zona de " sala de refeições, cozinha, copa, instalações sanitárias de serviço, lavandaria, arrecadação de roupas, despensa de géneros alimentícios, despensa de produtos químicos e cabeleireiro/barbearia."
A intervenção no corpo nascente será mínima, apenas para fazer a ligação com a estrutura a construir. No corpo poente "será criado um gabinete médico com quarto de apoio ao gabinete, um gabinete da direção e um quarto para a vigilante" para além da ligação ao corpo novo.
Foi tido em conta "dentro dos condicionalismos existentes" o aspeto económico da obra e a traça arquitetónica dos edifícios preexistentes. A estimativa orçamental da obra cifra-se nos 4.500.000$00 esc. aos quais acrescem 160.000$00 esc. de honorários.
1985.05.31 - Pedido de assistência financeira ao Estado, endereçado por Maria Helena D. Abreu Santos Serra, provedora da SCMA, à Direção de Equipamento do Distrito de Faro (DEDF) para a construção de um infantário "na zona de habitação social de Albufeira, junto de duas Cooperativas com cerca de 500 fogos, vindo a 1ª a ser habitada no próximo mês."
Neste ano têm "ainda em mãos o processo de restauro de 3 pavilhões anexos à Casa da 3ª Idade", destinados a doentes acamados; a pessoas com necessidades especiais; e a férias de outras instituições de cariz social.
1985.06.17 - A DEDF instrui a entidade peticionária (EP) do procedimento a seguir e da documentação necessária.
1986.01.30 - Como a EP não respondeu às orientações da DEDF, nesta data Afonso Brito Caiado Sousa (EngDirDEDF) informa que os equipamentos pretendidos, nomeadamente o infantário, deixaram de ser comparticipados pela Direção-Geral do Equipamento Regional e Urbano (DGERU), uma vez que são abrangidos pelo Programa "Equipamento de Educação".
A documentação constante nas duas pastas não permite determinar o desenrolar do(s) processo(s).
A informação constante desta página foi redigida por Tânia Rodrigues, em maio de 2024, com base em fontes documentais.
Para citar este trabalho:
Arquitectura Aqui (2024) Lar da Terceira Idade. Estudo de Remodelação e ampliação; e Construção de um Infantário em Albufeira . Acedido em 18/01/2025, em https://arquitecturaaqui.eu/documentacao/processos/19125/lar-da-terceira-idade-estudo-de-remodelacao-e-ampliacao-e-construcao-de-um-infantario-em-albufeira