Creche e Jardim de Infância de Sendim, Miranda do Douro
Projeto de arquitetura, não correspondente ao que existe hoje no local.
Um volume em capa cor-de-rosa, na qual foi colado um rótulo do GAT A15, Bragança, com a designação “Creche e Jardim de Infância de Sendim” e referência à Câmara Municipal de Miranda do Douro.
Identificação
Análise
1984.07 - Memória descritiva e justificativa do projeto de arquitetura, do Gabinete de Apoio Técnico da Terra Fria Transmontana (GATTFT), com assinaturas do arquiteto e diretor ilegíveis.
Refere-se que o edifício será construído num terreno à entrada de Sendim, sendo a implantação “estudada posteriormente pelos Serviços Técnicos da Câmara Municipal de Miranda do Douro (CMMD), uma vez que deverá ser integrado” com os edifícios dos Bombeiros e da seda da Junta de Freguesia.
O edifício destina-se a uma Creche para 25 crianças e um Jardim de Infância para 50 crianças. Contempla 4 zonas, organizadas em torno de uma sala polivalente: zona de entrada (espaço de acolhimento, secretaria com arquivo, gabinete médico, sanitários); zona de serviços (cozinha, copa, lavandaria, vestiários, sanitários); zona da Creche (sala para crianças dos 3 a 6 meses, sala para crianças dos 6 aos 24 meses, sala para crianças dos 24 aos 36 meses), copa de leites, sanitários); zona do Jardim de Infância (duas salas de atividades para 25 crianças, sanitários).
As características construtivas incluem estrutura de pilares e vigas em betão armado, paredes exteriores e interiores em alvenaria de tijolo, divisórias interiores em madeira, cobertura da zona sobre-elevada “em telha igual à dos edifícios envolventes” e das zonas restantes em canaletes de fibrocimento. Os acabamentos, carpintaria e serralharia serão a indicar pela CMMD.
O orçamento estima-se em 13.220.000$.
Para citar este trabalho:
Arquitectura Aqui (2024) Creche e Jardim de Infância de Sendim, Miranda do Douro. Acedido em 18/01/2025, em https://arquitecturaaqui.eu/documentacao/processos/19181/creche-e-jardim-de-infancia-de-sendim-miranda-do-douro