Pesquisar por

Objeto

Agentes

Atividades

Documentação

Creche e Jardim de Infância de Sendim, Miranda do Douro

Projeto de arquitetura, não correspondente ao que existe hoje no local.

Um volume em capa cor-de-rosa, na qual foi colado um rótulo do GAT A15, Bragança, com a designação “Creche e Jardim de Infância de Sendim” e referência à Câmara Municipal de Miranda do Douro.

Se tem alguma memória ou informação relacionada com este registo, por favor envie-nos o seu contributo.

Identificação

Arquivo / Biblioteca
Tipo de Processo
Projeto de ArquiteturaTipo de Processo
Designação do Processo
Creche e Jardim de Infância de Sendim, Miranda do Douro
Anos Início-Fim
1984
Localização Referida
BragançaDistrito Histórico (PT)
Referência Inicial
Processo n.º 2PCC 84

Análise

Primeira Data Registada no Processo
1984.07
Projeto de Arquitetura (Autoria)
Gabinete de Apoio Técnico da Terra Fria Transmontana Arquiteto c/ assinatura ilegível 1984Organização
Síntese de Leitura

1984.07 - Memória descritiva e justificativa do projeto de arquitetura, do Gabinete de Apoio Técnico da Terra Fria Transmontana (GATTFT), com assinaturas do arquiteto e diretor ilegíveis.

Refere-se que o edifício será construído num terreno à entrada de Sendim, sendo a implantação “estudada posteriormente pelos Serviços Técnicos da Câmara Municipal de Miranda do Douro (CMMD), uma vez que deverá ser integrado” com os edifícios dos Bombeiros e da seda da Junta de Freguesia.

O edifício destina-se a uma Creche para 25 crianças e um Jardim de Infância para 50 crianças. Contempla 4 zonas, organizadas em torno de uma sala polivalente: zona de entrada (espaço de acolhimento, secretaria com arquivo, gabinete médico, sanitários); zona de serviços (cozinha, copa, lavandaria, vestiários, sanitários); zona da Creche (sala para crianças dos 3 a 6 meses, sala para crianças dos 6 aos 24 meses, sala para crianças dos 24 aos 36 meses), copa de leites, sanitários); zona do Jardim de Infância (duas salas de atividades para 25 crianças, sanitários).

As características construtivas incluem estrutura de pilares e vigas em betão armado, paredes exteriores e interiores em alvenaria de tijolo, divisórias interiores em madeira, cobertura da zona sobre-elevada “em telha igual à dos edifícios envolventes” e das zonas restantes em canaletes de fibrocimento. Os acabamentos, carpintaria e serralharia serão a indicar pela CMMD.

O orçamento estima-se em 13.220.000$.

Para citar este trabalho:

Arquitectura Aqui (2024) Creche e Jardim de Infância de Sendim, Miranda do Douro. Acedido em 22/11/2024, em https://arquitecturaaqui.eu/documentacao/processos/19181/creche-e-jardim-de-infancia-de-sendim-miranda-do-douro

Este trabalho foi financiado pelo European Research Council (ERC) – European Union’s Horizon 2020 Research and Innovation Programme (Grant Agreement 949686 – ReARQ.IB) e por fundos nacionais portugueses através da FCT – Fundação para a Ciência e a Tecnologia, I.P., no âmbito do projeto ArchNeed – The Architecture of Need: Community Facilities in Portugal 1945-1985 (PTDC/ART-DAQ/6510/2020).