Pesquisar por

Objeto

Agentes

Atividades

Documentação

Adaptação duma sala para cinema no estaleiro da H.E.D. - em Miranda do Douro

Um volume em pasta castanha, com a designação “C.A.T. da Hidro Elétrica do Douro”, “Adaptação duma sala para cinema no estaleiro da H.E.D. - em Miranda do Douro” e, escrito à mão, “1962”. Contém correspondência administrativa relativa ao processo de aprovação dos projetos de adaptação de salas para cinema nos estaleiros de Picote e de Miranda do Douro, assim como memórias descritivas e plantas dos projetos.

Se tem alguma memória ou informação relacionada com este registo, por favor envie-nos o seu contributo.

Identificação

Arquivo / Biblioteca
Designação do Processo
Adaptação duma sala para cinema no estaleiro da H.E.D. - em Miranda do Douro
Anos Início-Fim
1962

Análise

Primeira Data Registada no Processo
1962.01.31
Última Data Registada no Processo
1962.05.09
Intervenção / Apreciação
Oscar Netto de Freitas Conselho Técnico SNICPT/IE 1962Pessoa
Manuel Leal da Costa Lobo Conselho Técnico SNICPT/IE 1962Pessoa
Luís Benavente Conselho Técnico SNICPT/IE 1962Pessoa
José Fernandes Lebre Adjunto SNICPT/IEPessoa
Síntese de Leitura

1962.01.31 - Memória descritiva do projeto para o “cinema que se pretende instalar, a título precário, no estaleiro da barragem de Miranda do Douro”, assinada por engenheiro civil (IST) e engenheiro eletrotécnico (UP) com assinaturas ilegíveis. O projeto “refere-se à adaptação de uma sala, para exibições cinematográficas, a efectuar na Barragem de Picote, concelho de Miranda do Douro”. Refere-se que, porque a sala será utilizada pelo pessoal da barragem, “não deverá ser considerada como salão de luxo”, pelo que se procurou reutilizar um edifício existente, de tipo desmontável e “de aspecto semelhante às demais aqui existentes”.

A sala a adaptar terá duas categorias de lugares, "1ª plateia, com 84 lugares, e 2ª plateia, com 98 lugares”.

1962.02.20 - Memória descritiva do projeto para o “cinema que se pretende instalar, a título precário, no estaleiro da barragem de Picote”, assinada por engenheiro civil e engenheiro eletrotécnico com assinaturas ilegíveis, idêntica à Memória do projeto de Miranda do Douro.

1962.02.22 - Deliberação do Conselho Técnico da Inspeção dos Espetáculos do Secretariado Nacional da informação, Cultura Popular e Turismo (SNICPT/IE), assinada por Óscar Netto de Freitas, Manuel Leal da Costa Lobo e Luís Benavente. Aprova o projeto da “sala de projecções cinematográficas com máquinas blindadas da Delegação de Miranda do Douro do Centro de Alegria no Trabalho da Hidro-Electrica do Douro, C.A.T. nº 465, da F.N.A.T., sita em Miranda do Douro, concelho de Miranda do Douro”.

1962.03.29 - Deliberação do SNICPT/IE, assinada por Óscar Netto de Freitas, Manuel Leal da Costa Lobo e Luís Benavente. Aprova o projeto da “sala de projecções cinematográficas da Delegação de Picote do C.A.T do pessoal da Hidro-Electrica do Douro, nº 465, da F.N.A.T., sita na Barragem de Picote, Freª. Do picote, concelho de Miranda do Douro".

1962.05.09 - Ofício do adjunto da SNICPT/IE, José Fernandes Lebre, dirigido ao Delegado da SNICPT/IE, chefe da Secretaria da Câmara Municipal de Miranda do Douro (CMMD), com o qual remete um exemplar do projeto da sala de projeções cinematográficas da Delegação de Picote do CAT do Pessoal da Hidro-Elétrica do Douro, na Barragem de Picote, freguesia de Picote..

Para citar este trabalho:

Arquitectura Aqui (2024) Adaptação duma sala para cinema no estaleiro da H.E.D. - em Miranda do Douro. Acedido em 20/09/2024, em https://arquitecturaaqui.eu/documentacao/processos/19643/adaptacao-duma-sala-para-cinema-no-estaleiro-da-h-e-d-em-miranda-do-douro

Este trabalho foi financiado pelo European Research Council (ERC) – European Union’s Horizon 2020 Research and Innovation Programme (Grant Agreement 949686 – ReARQ.IB) e por fundos nacionais portugueses através da FCT – Fundação para a Ciência e a Tecnologia, I.P., no âmbito do projeto ArchNeed – The Architecture of Need: Community Facilities in Portugal 1945-1985 (PTDC/ART-DAQ/6510/2020).