Pesquisar por

Objeto

Agentes

Atividades

Documentação

Jardim de Infância Nisa

Projeto de Arquitetura, para pedido de financiamento da construção.

Volume único em capa original, com peças escritas e desenhadas do projeto de arquitetura, estabilidade e projetos especiais.

Se tem alguma memória ou informação relacionada com este registo, por favor envie-nos o seu contributo.

Identificação

Tipo de Processo
Designação do Processo
Jardim de Infância Nisa
Anos Início-Fim
1977
Localização Referida
PortalegreDistrito Histórico (PT)
Referência Inicial
Processo GN-01-C-77 [GATPg]
Outras Referências
SG 772/193 [CEC]
Produtor do Processo

Análise

Primeira Data Registada no Processo
1977.12
Última Data Registada no Processo
1977.12
Entidade Requerente / Beneficiária
Entidade Utilizadora
Projeto de Arquitetura (Autoria)
Projeto Estabilidade (Autoria)
Outras Especialidades (Autoria)
Intervenção / Apreciação
Gabinete de Apoio Técnico de Portalegre Responsável c/ assinatura ilegível 1977Organização
Síntese de Leitura

Projeto da Creche e Jardim de Infância da Santa Casa da Misericórdia de Nisa (SCMN), datado de 1977, da autoria do Gabinete de Apoio Técnico de Portalegre (GATPg), composto por peças escritas e peças desenhadas, dos projetos de arquitetura, estabilidade e projetos especiais. 

A memória descritiva refere que o edifício será construído “num terreno contíguo às instalações da sua sede [SCMN] e do atual Lar de Idosos”, retangular, com uma área aproximada de 2.100m2 e “bastante central e com bons acessos (...) encontrando-se ainda na sua envolvente todas as infraestruturas necessárias”. Prevê-se uma capacidade para 110 crianças (35 em creche e 75 em jardim de infância), que corresponde, de acordo com as normas, a 770m2 de construção. Refere-se que a volumetria dos edifícios vizinhos (2 pisos) e a orientação Norte-Sul determinaram a implantação do equipamento, tendo-se procurado “o maior afastamento possível das construções existentes (...) [através de] um esquema funcional orientado a Sul-Poente”. Indica-se que foram reduzidas ao mínimo as áreas destinadas a circulação, tendo sido introduzido um pátio para enquadrá-las com a zona polivalente. Acrescenta-se que, não foram previstos cozinha e zona de lavagens e tratamento de roupas, já que “numa primeira fase, esses serviços são assegurados em condições consideradas suficientes, pelas instalações existentes em edifício contíguo”, prevendo-se “num futuro próximo, a passagem desses serviços para o edifício a construir” através de uma copa projetada de modo a ser ampliada. Por fim, refere-se que os materiais e acabamentos são os comuns e garantem a qualidade e funcionalidade necessárias, projetando-se para o espaço exterior “zonas de atividade ao ar livre em relação íntima com as respetivas salas, e um recreio coberto complementar”, bem como caixas de areia, zonas de sombra e zonas verdes, entre as quias se circula através de passadeiras. 

O orçamento apresenta um valor total de 5.050.000$00.

Para citar este trabalho:

Arquitectura Aqui (2024) Jardim de Infância Nisa. Acedido em 22/11/2024, em https://arquitecturaaqui.eu/documentacao/processos/19858/jardim-de-infancia-nisa

Este trabalho foi financiado pelo European Research Council (ERC) – European Union’s Horizon 2020 Research and Innovation Programme (Grant Agreement 949686 – ReARQ.IB) e por fundos nacionais portugueses através da FCT – Fundação para a Ciência e a Tecnologia, I.P., no âmbito do projeto ArchNeed – The Architecture of Need: Community Facilities in Portugal 1945-1985 (PTDC/ART-DAQ/6510/2020).