Pesquisar por

Objeto

Agentes

Atividades

Documentação

Centro Cultural e Recreativo de Sabóia

Pasta com "Apontamento" da Fundação Calouste Gulbenkian (FCG) sobre o centro Cultural e Recreativo de Sabóia e ficha com identificação individualizada dos documentos de comparticipação da obra.

Se tem alguma memória ou informação relacionada com este registo, por favor envie-nos o seu contributo.

Identificação

Tipo de Processo
Designação do Processo
Centro Cultural e Recreativo de Sabóia
Anos Início-Fim
1960-1965
Referência Inicial
PT FCG FCG:SPS-P0052
Produtor do Processo

Análise

Síntese de Leitura

Em abril de 1960 o Padre Augusto da Silva Dourado solicitou um subsídio à FCG para a construção do "Centro Paroquial". O pedido é indeferido pela FCG. Após vários pedidos, em maio de 1965 a FCG autoriza a concessão de um subsídio de Esc.50.000$00 para "poder concluir as obras de ampliação do Centro que dirige". Em abril de 1967 o sacerdote remete novo subsídio para o telhado do edifício. Em fevereiro de 1968 a FCG concede um reforço de Esc.21.000$00 para "permitir a conclusão das obras no telhado do seu edifício".

Observações

O Centro Cultural e Recreativo de Sabóia surgiu de uma iniciativa do pároco com o objectivo de "instruir a juventude no campo cultural e físico". Na primeira correspondência de Abril de 1960 refere ainda que "nela estão previstos salão para jogos, biblioteca e salas para aulas (1º ciclo dos liceus)". O Padre Augusto da Silva Dourado é o autor do projecto, referindo nessa mesma correspondência: " Junto envio a planta da casa, feita por mim, pois não tenho verba para mandar fazer o projecto". No processo não são descritos elementos construtivos ou projetuais.

Para citar este trabalho:

Arquitectura Aqui (2024) Centro Cultural e Recreativo de Sabóia. Acedido em 20/09/2024, em https://arquitecturaaqui.eu/documentacao/processos/24613/centro-cultural-e-recreativo-de-saboia

Este trabalho foi financiado pelo European Research Council (ERC) – European Union’s Horizon 2020 Research and Innovation Programme (Grant Agreement 949686 – ReARQ.IB) e por fundos nacionais portugueses através da FCT – Fundação para a Ciência e a Tecnologia, I.P., no âmbito do projeto ArchNeed – The Architecture of Need: Community Facilities in Portugal 1945-1985 (PTDC/ART-DAQ/6510/2020).