Pesquisar por

Objeto

Agentes

Atividades

Documentação

Relatórios de Inspeções à Casa do Povo de Coja

Se tem alguma memória ou informação relacionada com este registo, por favor envie-nos o seu contributo.

Identificação

Tipo de Processo
Designação do Processo
Relatórios de Inspeções à Casa do Povo de Coja
Anos Início-Fim
1951-1959

Análise

Síntese de Leitura

"A Casa do Povo dispõe de sede própria, adquirida em 1943 pela importância de 30.000$00 concedida ao organismo pelo Fundo Comum. Embora não se trate de um edifício construído expressamente para o fim, satisfaz plenamente os objetivos. " (Albino António de Melo, Subinspector da Inspeção dos Organismos Corporativos em Inspeção à Casa do Povo de Coja, 29 de Setembro de 1951, fl.13)

No começo dos anos 1950, a Casa do Povo de Côja empreendeu a construção de uma nova sede, cujas obras estavam a ser finalizadas em 1955:

"Não foi no melhor dos momentos a passagem, agora, da IOC por este organismo. Com as obras da nova sede, quase completamente concluídas, perdeu-se a noção da necessidade de ordem nos serviços e nos arquivos (...) De posse de uma nova sede, o organismo fica com excelente ponto de partida para uma larga ação. O edifício reúne boas condições para se levarem a efeito iniciativas diversas, tanto nos campos recreativo e cultural, como nos de previdência e assistência. Já ali há filarmónica constituída e agora... é afinar cada vez melhor..." (Manuel Morgado Valério, Subinspector da Inspeção dos Organismos Corporativos em Inspeção à Casa do Povo de Coja, 15 de Fevereiro de 1955, fls.1 e 8)

Em uma nova inspeção, destacam-se as qualidades do edifício: 

"O edifício, pertencente à instituição, é bastante vasto e tem, dependências apropriadas para o funcionamento simultâneo dos serviços médicos e de enfermagem, culturais e administrativos, mas nota-se a falta de algum mobiliário, tanto no posto médico como nas dependências reservadas aos dirigentes e ao serviço de secretaria." (Inspeção à Casa do Povo de Coja, 10 de Setembro de 1959, fl.3)

No começo dos anos 1970, a entidade promoveu a ampliação da sede, que passou a dispor de um cinema com balcão para 202 espectadores e de uma seção dedicada à saúde, com salas de consultas, tratamentos, estomatologia e raio X.

Recursos

Documento (PDF)

Para citar este trabalho:

Arquitectura Aqui (2024) Relatórios de Inspeções à Casa do Povo de Coja. Acedido em 20/09/2024, em https://arquitecturaaqui.eu/documentacao/processos/30369/relatorios-de-inspecoes-a-casa-do-povo-de-coja

Este trabalho foi financiado pelo European Research Council (ERC) – European Union’s Horizon 2020 Research and Innovation Programme (Grant Agreement 949686 – ReARQ.IB) e por fundos nacionais portugueses através da FCT – Fundação para a Ciência e a Tecnologia, I.P., no âmbito do projeto ArchNeed – The Architecture of Need: Community Facilities in Portugal 1945-1985 (PTDC/ART-DAQ/6510/2020).