Grupo de Casas de Renda Económica a Construir em Abrantes
Anteprojeto de um conjunto de 18 habitações de renda económica em Abrantes, incluindo memória descritiva e peças desenhadas.
Identificação
Análise
1958.07.26 - Memória descritiva do anteprojeto de um grupo de 18 habitações de renda económica a construir em Abrantes, assinada por Carlos Alberto Carvalho Dias, Duarte Castel-Branco e Rui [ilegível] Ferreira.
A memória começa por assinalar que as soluções apresentadas foram condicionadas pelo “custo por metro quadrado, as áreas, a simplicidade de construção”.
Em termos de organização das plantas, indica-se que se partiu do “princípio da maior liberdade interna que resulta da colocação do quarto virado a Norte e em contacto directo com o vestíbulo e quarto de banho lhe permitir cumprir as funções de quarto de dormir normal ou de serviço ou ainda de saleta ou gabinete de trabalho”. Salienta-se a “variedade de vida interna que permite”. Refere-se, no entanto, que “as soluções pecam por falta de desafogo e mesmo duma divisão suplementar para arrecadação”. Refere-se que as habitações t4 têm 91.5m2 e as t3 80m2.
Em termos construtivos, prevê-se “o sistema geralmente adoptado nestes casos de placas de betão armado assentes nas paredes exteriores e tabiques internos devidamente reforçados por pilares”.
Em termos estéticos, refere-se que “os condicionamentos referidos imprimiram às construções uma uniformidade que a implantação e o escalonamento a níveis diferentes atenuará o mais possível”. Justifica-se assim o esquema de implantação, que “[liberta] o conjunto da monotonia resultante das repetições dos valores das fachadas” e proporciona “melhor orientação das dependências”.
Para citar este trabalho:
Arquitectura Aqui (2024) Grupo de Casas de Renda Económica a Construir em Abrantes. Acedido em 24/11/2024, em https://arquitecturaaqui.eu/documentacao/processos/30391/grupo-de-casas-de-renda-economica-a-construir-em-abrantes