Pesquisar por

Objeto

Agentes

Atividades

Documentação

Plano Parcial de Urbanização da Unidade Residencial de La Salle-Fontainha-Abrantes, Santarém

Pasta do Fundo de Fomento da Habitação, onde se indica o número do processo 2828/DSP, a entidade DGSU e o assunto “Plano Parcial de Urbanização da Unidade Residencial de La Salle-Fontainha-Abrantes. Santarém”.

Contém o Parecer n.º 2 da Comissão de Revisão da DGSU.

Se tem alguma memória ou informação relacionada com este registo, por favor envie-nos o seu contributo.

Identificação

Tipo de Processo
Apreciação de ProjetoTipo de Processo
Designação do Processo
Plano Parcial de Urbanização da Unidade Residencial de La Salle-Fontainha-Abrantes, Santarém
Anos Início-Fim
1975
Localização Referida
SantarémDistrito Histórico (PT)
Produtor do Processo

Análise

Primeira Data Registada no Processo
1975.05.22
Intervenção / Apreciação
José Gomes de Almeida Comissão de Revisao DGSUPessoa
Luís Américo Xavier Comissão de Revisao DGSUPessoa
Geraldes Cardoso Comissão de Revisao DGSUPessoa
Vasco Lobo Subdiretor DGSUPessoa
Síntese de Leitura

1975.05.22 - Parecer n.º 2 da Comissão de Revisão da Direção-Geral dos Serviços de Urbanização (DGSU), composta por José Gomes de Almeida, luís Américo Xavier e Geraldes Cardoso, relativamente ao Plano Parcial de Urbanização “La salle-Fontinha” (Anteplano)”.

 

Parte I - Antecedentes

Indica-se que a Câmara Municipal de Abrantes (CMA) é a “promotora de Urbanização desta nova Unidade Residencial”, sendo o autor o arquiteto urbanista do município e a motivação “responder às prementes solicitações de terreno para a construção de habitações do mais baixo custo”. Refere-se que, apesar de tais motivações, o plano não explicita a carência habitacional, o crescimento da população, a ocupação e atividades futuras dos habitantes.

Em 1971 a CMA apresentou “Estudos Preliminares” para a “Unidade Residencial La Salle - Fontinha”, apresentando agora o anteplano após pareceres da Junta Autónoma das Estradas (JAE) e da Direção-Geral das Construções Escolares (DGCE).

Parte II - Descrição

O estudo diz respeito a aproximadamente 16 hectares, “situados a poente da Cidade de Abrantes, imediatamente ligados ao limite urbano existente e já parcialmente edificados no seu perímetro Norte e Nascente”. Esta área atinge os 2.500 habitantes, dos quais 250 crianças em idade escolar.

O plano propõe como equipamento uma Escola Primária e Pré-primária, “situadas aproximadamente na zona central nascente da composição”, um Centro Comercial, e Espaços Verdes. Prevê ainda um Pavilhão Gimnodesportivo a sul da Escola Industrial.

Parte III - Apreciação e Parte IV - Conclusões

Nota-se a ausência de informação, pormenor e elementos gráficos ilustrativos e apresentam-se alguns reparos a corrigir.

O Parecer foi remetido pelo subdiretor da DGSU, Vasco Lobo, ao presidente do Fundo de Fomento da Habitação (FFH).

Para citar este trabalho:

Arquitectura Aqui (2024) Plano Parcial de Urbanização da Unidade Residencial de La Salle-Fontainha-Abrantes, Santarém. Acedido em 21/11/2024, em https://arquitecturaaqui.eu/documentacao/processos/30577/plano-parcial-de-urbanizacao-da-unidade-residencial-de-la-salle-fontainha-abrantes-santarem

Este trabalho foi financiado pelo European Research Council (ERC) – European Union’s Horizon 2020 Research and Innovation Programme (Grant Agreement 949686 – ReARQ.IB) e por fundos nacionais portugueses através da FCT – Fundação para a Ciência e a Tecnologia, I.P., no âmbito do projeto ArchNeed – The Architecture of Need: Community Facilities in Portugal 1945-1985 (PTDC/ART-DAQ/6510/2020).