Equipamento de
Utilização Coletiva em
Portugal e Espanha 1939-1985

Pesquisar por

Objeto

Agentes

Atividades

Documentação

Plano Parcial de Urbanização da Unidade Residencial de La Salle-Fontainha-Abrantes, Santarém

Pasta do Fundo de Fomento da Habitação, onde se indica o número do processo 2828/DSP, a entidade DGSU e o assunto “Plano Parcial de Urbanização da Unidade Residencial de La Salle-Fontainha-Abrantes. Santarém”.

Contém o Parecer n.º 2 da Comissão de Revisão da DGSU.

Se tem alguma memória ou informação relacionada com este registo, por favor envie-nos o seu contributo.

Identificação

Tipo de Processo
Apreciação de ProjetoTipo de Processo
Anos Início-Fim
1975
Localização Referida
SantarémDistrito Histórico (PT)
Produtor do Processo

Análise

Primeira Data Registada no Processo
1975.05.22
Intervenção / Apreciação
José Gomes de Almeida Comissão de Revisao DGSU 1975Pessoa
Luís Américo Xavier Comissão de Revisao DGSU 1975Pessoa
Geraldes Cardoso Comissão de Revisao DGSU 1975Pessoa
Vasco Lobo Subdiretor DGSU 1975Pessoa
Síntese de Leitura

1975.05.22 - Parecer n.º 2 da Comissão de Revisão da Direção-Geral dos Serviços de Urbanização (DGSU), composta por José Gomes de Almeida, luís Américo Xavier e Geraldes Cardoso, relativamente ao Plano Parcial de Urbanização “La salle-Fontinha” (Anteplano)”.

 

Parte I - Antecedentes

Indica-se que a Câmara Municipal de Abrantes (CMA) é a “promotora de Urbanização desta nova Unidade Residencial”, sendo o autor o arquiteto urbanista do município e a motivação “responder às prementes solicitações de terreno para a construção de habitações do mais baixo custo”. Refere-se que, apesar de tais motivações, o plano não explicita a carência habitacional, o crescimento da população, a ocupação e atividades futuras dos habitantes.

Em 1971 a CMA apresentou “Estudos Preliminares” para a “Unidade Residencial La Salle - Fontinha”, apresentando agora o anteplano após pareceres da Junta Autónoma das Estradas (JAE) e da Direção-Geral das Construções Escolares (DGCE).

Parte II - Descrição

O estudo diz respeito a aproximadamente 16 hectares, “situados a poente da Cidade de Abrantes, imediatamente ligados ao limite urbano existente e já parcialmente edificados no seu perímetro Norte e Nascente”. Esta área atinge os 2.500 habitantes, dos quais 250 crianças em idade escolar.

O plano propõe como equipamento uma Escola Primária e Pré-primária, “situadas aproximadamente na zona central nascente da composição”, um Centro Comercial, e Espaços Verdes. Prevê ainda um Pavilhão Gimnodesportivo a sul da Escola Industrial.

Parte III - Apreciação e Parte IV - Conclusões

Nota-se a ausência de informação, pormenor e elementos gráficos ilustrativos e apresentam-se alguns reparos a corrigir.

O Parecer foi remetido pelo subdiretor da DGSU, Vasco Lobo, ao presidente do Fundo de Fomento da Habitação (FFH).

Para citar este trabalho:

Arquitectura Aqui (2025) Plano Parcial de Urbanização da Unidade Residencial de La Salle-Fontainha-Abrantes, Santarém. Acedido em 23/02/2025, em https://arquitecturaaqui.eu/documentacao/processos/30577/plano-parcial-de-urbanizacao-da-unidade-residencial-de-la-salle-fontainha-abrantes-santarem

Este trabalho foi financiado pelo European Research Council (ERC) – European Union’s Horizon 2020 Research and Innovation Programme (Grant Agreement 949686 – ReARQ.IB) e por fundos nacionais portugueses através da FCT – Fundação para a Ciência e a Tecnologia, I.P., no âmbito do projeto ArchNeed – The Architecture of Need: Community Facilities in Portugal 1945-1985 (PTDC/ART-DAQ/6510/2020).