Projeto de Construção da Casa do Povo de S. Miguel do Rio Torto
Processo relativo a um projeto de construção para a Casa do Povo de S. Miguel do Rio Torto, não realizado, incluindo memória descritiva, medições, orçamento e desenhos do projeto.
Identificação
Análise
1938.06 - Memória descritiva e justificativa com assinatura ilegível de engenheiro civil, de um projeto mandado elaborar pela direção da Casa do Povo de S. Miguel do Rio Torto para construção do seu edifício-sede. Refere-se que o edifício “será construído em terreno já adquirido, à entrada da povoação”, sendo o seu logradouro destinado “a diversos jogos desportivos”.
A memória descreve S. Miguel do Rio Torto como tendo aproximadamente 1.800 habitantes, 700 dos quais sócios da Casa do Povo. Considera-se, assim, que o projeto deveria “dentro da maior economia (…) tivesse uma capacidade de harmonia com a importância populacional da freguesia”. Assim, projetou-se um edifício com 384 m2, com um só piso, onde se organizam dois alpendres, um gabinete médico, um gabinete para reunião da Direção, um vestíbulo, uma sala de leitura com lareira, sanitários para homens e mulheres, e salão de festas.
Construtivamente, indica-se que as paredes exteriores “serão de alvenaria ordinária”, sendo as restantes de alvenaria de tijolo, todas “emboçadas, rebocadas e guarnecidas a branco”.
Em termos de segurança, menciona-se que o salão “terá quatro amplas portas para o exterior, o que permitirá a sua rápida evacuação em caso de necessidade”.
Em termos de arquitetura, refere-se que esta “será simples e no gosto português, por ser o que melhor se harmoniza com o destino do edifício e com o gosto local”.
O orçamento estimado é de 87.965$00.
Para citar este trabalho:
Arquitectura Aqui (2024) Projeto de Construção da Casa do Povo de S. Miguel do Rio Torto. Acedido em 18/01/2025, em https://arquitecturaaqui.eu/documentacao/processos/35359/projeto-de-construcao-da-casa-do-povo-de-s-miguel-do-rio-torto