Centro de Dia do Souto
Processo em pasta do Gabinete de Apoio Técnico de Abrantes, onde se registou o número do projeto (453), o ano (1983), Câmara Municipal de Abrantes e a designação “Centro de Dia do Souto”. Contém peças escritas e desenhadas do anteprojeto.
Identificação
Análise
1983.12 - Memória descritiva e justificativa, assinada pelo arquiteto Luís Raposo Pires, relativa ao anteprojeto de um edifício para Centro de Dia de Idosos a construir no Souto.
A memória explica que o terreno se situa no “centro cívico da povoação - campo de futebol e respectivamente o clube e a Casa do Povo”, sendo o acesso ao Centro de Dia feito através do terreno da Casa do Povo. O edifício, com capacidade para 30 utentes, tem por objetivo o acolhimento de idosos, a deteção de necessidades e o planeamento de atividades a ter lugar “no Centro, no domicílio, ou noutras estruturas existentes na comunidade”. Dentro do Centro de Dia, organizam-se atividades de administração, convívio, alimentação, saúde, higiene, tratamento de roupa e apoio geral. Descreve-se que a zona de entrada terá um pequeno vestiário, uma secretaria com postigo para atendimento ao público, e acesso ao gabinete da direção; a sala de convívio “terá ligação directa com o refeitório, através de um painel amovível, transformando-se, assim, numa área bastante grande para salão polivalente”. Refere-se que o gabinete de apoio ao idoso a nível de saúde será servido pelo pessoal da Casa do Povo, que tem posto médico. Em termos construtivos, refere-se que o edifício será em alvenaria de tijolo, com cobertura em chapas tipo “Lusalite”.
O orçamento estima-se em 8.300.000$00.
Para citar este trabalho:
Arquitectura Aqui (2025) Centro de Dia do Souto. Acedido em 18/01/2025, em https://arquitecturaaqui.eu/documentacao/processos/36332/centro-de-dia-do-souto