Projecto Bairro Social
Pasta cinza contendo documentação gráfica relativa ao “ante-projecto tipo de casa rural” e a “casas para classes pobres”.
Identificação
Análise
Trata-se de desenhos de arquitetura referentes a dois estudos diferentes.
Um dos estudos, datado de 1949 e assinado pelo arquiteto José de Almeida Segurado (então responsável pela redação do Plano de Urbanização de Penamacor), apresenta alçados e planta do “ante-projetco tipo de casa rural”, com indicação da Câmara Municipal de Penamacor. São habitações de um piso com telhado de duas águas, geminadas, com chaminé na zona central na fachada principal e pormenores em pedra aparelhada na fachada. A entrada é feita por um corredor que acede à sala de jantar/estar, junto da qual se encontra a lareira; a partir dessa sala, um corredor permite aceder a três quartos com roupeiro.
Os outros desenhos referrem-se a dois tipos de casas para as classes pobres (A e B), com referência ao MOP e à DGSU, assinados pelo arquiteto Ruy da Silveira Borges. Possuem a inscrição “M.U. / 9”. Integram alçados e plantas. Ambos são edifícios de planta única, tratando-se de casas geminadas com embasamento de pedra aparelhada na fachada principal. Os tipos diferem quanto ao número de quartos - o tipo A possui dois quartos e o tipo B possui três, à dimensão e ao tipo de janelas no centro da fachada principal. A entrada é feita pela sala comum e cozinha, na sequência da qual se localiza a casa de banho; os quartos distribuem-se nas laterais dos edifícios.
Para citar este trabalho:
Arquitectura Aqui (2024) Projecto Bairro Social. Acedido em 21/11/2024, em https://arquitecturaaqui.eu/documentacao/processos/36593/projecto-bairro-social