Pesquisar por

Objeto

Agentes

Atividades

Documentação

Edifício dos Correios de Penamacor

Pasta cinza contendo documentação textual referente ao edifício dos correios de Penamacor.

Se tem alguma memória ou informação relacionada com este registo, por favor envie-nos o seu contributo.

Identificação

Arquivo / Biblioteca
Tipo de Processo
CorrespondênciaTipo de Processo
Designação do Processo
Edifício dos Correios de Penamacor
Anos Início-Fim
1972-1977
Localização Referida
Referência Inicial
Fundo Câmara Municipal de Penamacor. M/ Obras, M/A Edificações Municipais, registo 1868, pt. 6
Produtor do Processo

Análise

Primeira Data Registada no Processo
1972.03.30
Última Data Registada no Processo
1977.05.23
Promotor
Projeto de Arquitetura (Autoria)
Síntese de Leitura

1972.03.30: Ofício assinado pelo arquiteto Vasco F. Gaceira, em representação do Diretor dos Serviços de Edifícios (Repartição dos Serviços de Edifícios e Mobiliário dos CTT), enviando ao Presidente da Câmara Municipal de Penamacor (CMP) dois exemplares do projeto do edifício para todos os serviços dos CTT e elementos para serem remetidos à Junta Nacional de Estradas (JNE). O anteprojeto foi aprovado pela autarquia em 24 de julho de 1970.

1972.04.06: O vereador Victor da Costa Cristovam(sic) remete o projeto à JNE. Indica tratar-se “de uma obra de grande vulto e do maior interesse para esta vila”.

1972.04.21: O Engenheiro Diretor da Direção de Estradas do Distrito de Castelo Branco (JNE), Eugénio Leite Morais, comunica não haver inconveniente na construção, desde que um dos corpos do edifício seja integrado no alinhamento aprovado e que o edifício seja implantado na presença da fiscalização dessa direção. Esta informação foi, na sequência, transmitida pela CMP ao Diretor dos Serviços de Edifícios dos CTT.

1972.05.25: Eugénio Leite Morais devolve ao Presidente da CMP desenhos com a indicação do alinhamento superiormente aprovado no Plano de Alinhamentos.

1973.03.08: O Presidente da CMP, António Rodrigues Moutinho, comunica que ao Diretor dos Serviços de Edifícios dos CTT que a autarquia apreciou e aprovou o projeto de construção, com a introdução dos novos alinhamentos. Dada tratar-se de uma obra de urgente necessidade, solicita brevidade no seu início.

1974.08.13: O Presidente da Comissão Administrativa da CMP, José Pinto, rogando ao Diretor dos Serviços de Edifícios dos CTT que sejam iniciados os trabalhos urgentemente.

1977.05.23: Ofício do Presidente da CMP (assinatura ilegível) dirigido ao Diretor dos Serviços de Edifícios dos CTT, insistindo na resolução da construção do edifício dos CTT. Recorda que as instalações onde funcionam os C.T.T. em Penamacor serão em boa verdade as piores do País o que não se justifica pois que existem todas as condições para que assim não suceda” e solicita indicação da data provável do início dos trabalhos. Acrescenta que a CMP enfrenta dificuldades na obtenção de terrenos para instalação do programa habitacional e a utilização do edifício então ocupado pelos CTT torna-se imperiosa devido à possível atribuição de subsídios por parte do Fundo de Fomento da Habitação.

Para citar este trabalho:

Arquitectura Aqui (2024) Edifício dos Correios de Penamacor. Acedido em 21/11/2024, em https://arquitecturaaqui.eu/documentacao/processos/36656/edificio-dos-correios-de-penamacor

Este trabalho foi financiado pelo European Research Council (ERC) – European Union’s Horizon 2020 Research and Innovation Programme (Grant Agreement 949686 – ReARQ.IB) e por fundos nacionais portugueses através da FCT – Fundação para a Ciência e a Tecnologia, I.P., no âmbito do projeto ArchNeed – The Architecture of Need: Community Facilities in Portugal 1945-1985 (PTDC/ART-DAQ/6510/2020).