Pesquisar por

Objeto

Agentes

Atividades

Documentação

Arranjo Envolvente e Acesso ao Mercado Municipal

Pasta cinza contendo documentação textual e gráfica referente ao estudo do arranjo envolvente e acessos ao Mercado Municipal de Penamacor, incluindo projeto.

Se tem alguma memória ou informação relacionada com este registo, por favor envie-nos o seu contributo.

Identificação

Arquivo / Biblioteca
Tipo de Processo
Anos Início-Fim
1975-1978
Localização Referida
Referência Inicial
Fundo Câmara Municipal de Penamacor. M/Obras, M/A Edificações Municipais, registo 1869, pt. 7
Produtor do Processo

Análise

Primeira Data Registada no Processo
1975.12.30
Última Data Registada no Processo
1978.04.27
Promotor
Outras Especialidades (Autoria)
Síntese de Leitura

1975.12.30: Memória descritiva e justificativa relativa ao arranjo envolvente e acessos ao Mercado Municipal de Penamacor, assinada pelo arquiteto Ferrão de Oliveira e engenheiro técnico (assinatura ilegível). Trata-se do desenvolvimento do estudo apresentado em maio desse ano e superiormente aprovado. Recomendou-se assinalar os locais de estacionamento de veículos e apresentar o programa de concurso. Estudaram-se arruamentos e redes de abastecimento de água para rega de pavimentos, recolha de águas pluviais e iluminação pública. Propõe realizar um corte no edifício localizado no gaveto da estrada nacional com o arruamento que servirá o mercado, o único do estudo com interesse arquitetónico que merece atenção especial. Reforça o caráter especial dos arruamentos condicionados pela topografia local – desejando manter-se os níveis naturais do terreno o mais possível -, sendo impraticável respeitar alguns aspetos dos regulamentos.

Apenas se preveem passeios junto do edifício do mercado, que dispões de recinto próprio para cargas e descargas das viaturas de abastecimento. A definição de lugares de estacionamento nas novas zonas regularizadas far-se-á com tinta, sem placas. A pavimentação dos arruamentos será em macadame com revestimento de betuminoso. Os passeios terão calçada de vidraço à portuguesa, limitados por lancis em cantaria. Também estão previstos muros de suporte em betão com reboco de cimento, e escadas com degraus em cantaria. Esta memória também aborda o abastecimento de água para rega, rede de esgotos pluvial e rede de iluminação pública. Em anexo, condições jurídicas e administrativas do caderno de encargos, e plantas: planta de expropriações e planta dos trabalhos a realizar assinalando a diferentes cores pavimentos, muros e escadas, passeios, zonas verdes, na escala 1/200.

1978.04.27: Memória descritiva e justificativa do aditamento ao projeto considerando arranjos no edifício da expropriação “A”, assinada pelo arquiteto Ferrão de Oliveira. Estudo solicitado pela Câmara Municipal de Penamacor, para realização de um corte no gaveto da propriedade que se vai expropriar para alargamento dos acessos ao novo mercado. Detalha os trabalhos a executar.

Para citar este trabalho:

Arquitectura Aqui (2024) Arranjo Envolvente e Acesso ao Mercado Municipal. Acedido em 18/01/2025, em https://arquitecturaaqui.eu/documentacao/processos/36770/arranjo-envolvente-e-acesso-ao-mercado-municipal

Este trabalho foi financiado pelo European Research Council (ERC) – European Union’s Horizon 2020 Research and Innovation Programme (Grant Agreement 949686 – ReARQ.IB) e por fundos nacionais portugueses através da FCT – Fundação para a Ciência e a Tecnologia, I.P., no âmbito do projeto ArchNeed – The Architecture of Need: Community Facilities in Portugal 1945-1985 (PTDC/ART-DAQ/6510/2020).