Pesquisar por

Objeto

Agentes

Atividades

Documentação

Junta de Freguesia de Pedrógão de São Pedro

Pasta cinza contendo peças escritas e desenhadas do projeto de construção do edifício da sede da Junta de Freguesia de Pedrógão de São Pedro.

Se tem alguma memória ou informação relacionada com este registo, por favor envie-nos o seu contributo.

Identificação

Arquivo / Biblioteca
Tipo de Processo
Projeto de ArquiteturaTipo de Processo
Anos Início-Fim
1980-1981
Referência Inicial
Fundo Câmara Municipal de Penamacor. M/Obras, M/A Edificações Municipais, registo 1907, pt. 21
Produtor do Processo

Análise

Primeira Data Registada no Processo
1980.11.10
Última Data Registada no Processo
1981.02.18
Promotor
Projeto de Arquitetura (Autoria)
João dos Santos Ramalho Eanes Engenheiro Diretor GATCB 1981Pessoa
Síntese de Leitura

1980.11.10: Peças desenhadas referentes ao edifício para a Junta de Freguesia de Pedrógão de São Pedro, com indicação o Gabinete de Apoio Técnico (GAT) de Castelo Branco e assinatura do engenheiro J.S Ramalho Eanes. Inclui planta topográfica e de localização, com edifício assinalado a vermelho e identificação, nas imediações, dos edifícios da escola, cantina e GNR, bem como plantas, alçados e cortes.

1981.02.18: Memória descritiva e justificativa assinada pelo engenheiro J. S. Ramalho Eanes do GAT, referente ao projeto de construção do edifício para a sede da Junta de Freguesia de Pedrógão de São Pedro, a edificar em terrenos camarários por iniciativa da Câmara Municipal de Penamacor (CMP), que tem vido a promover a construção desse tipo de equipamentos nas freguesias do concelho, dotando-os também de centros de convívio. O programa foi estabelecido pela autarquia “após auscultar os desejos da população”. O edifício desenvolve-se em dois pisos: do primeiro, destinado ao centro de convívio, constam salão de festas e instalações sanitárias, e o segundo, para a junta de freguesia, incorpora, sala de reuniões, secretaria, gabinetes, biblioteca e gabinete médico. O autor evidencia preocupação com a funcionalidade do edifício, mantendo “interligações harmoniosas dos seus compartimentos. (…) as linhas arquitectónicas exteriores são simples de modo a enquadrar o edifício, não só no ambiente local, como também nos volumes estéticos apropriados, para o fim a que se destina o edifício” (p.1). São descritos os materiais e processos construtivos. A estimativa orçamental corresponde a 4.549.000$00 (porém, um documento sem data colocado na sequência indica o resumo do orçamento de construção civil no valor de 5.388.463$00). Anexa-se o estudo dos cálculos de estabilidade e medições.

Para citar este trabalho:

Arquitectura Aqui (2024) Junta de Freguesia de Pedrógão de São Pedro. Acedido em 18/01/2025, em https://arquitecturaaqui.eu/documentacao/processos/37542/junta-de-freguesia-de-pedrogao-de-sao-pedro

Este trabalho foi financiado pelo European Research Council (ERC) – European Union’s Horizon 2020 Research and Innovation Programme (Grant Agreement 949686 – ReARQ.IB) e por fundos nacionais portugueses através da FCT – Fundação para a Ciência e a Tecnologia, I.P., no âmbito do projeto ArchNeed – The Architecture of Need: Community Facilities in Portugal 1945-1985 (PTDC/ART-DAQ/6510/2020).