Pesquisar por

Objeto

Agentes

Atividades

Documentação

Edifício Junta de Freguesia de Salvador

Pasta cinza contendo documentação textual e gráfica referente a projetos de arquitetura para o edifício da Junta de Freguesia de Salvador, concelho de Penamacor.

Se tem alguma memória ou informação relacionada com este registo, por favor envie-nos o seu contributo.

Identificação

Arquivo / Biblioteca
Tipo de Processo
Projeto de ArquiteturaTipo de Processo
Designação do Processo
Edifício Junta de Freguesia de Salvador
Anos Início-Fim
1978-1986
Localização Referida
Referência Inicial
Fundo Câmara Municipal de Penamacor. M/Obras, M/A Edificações Municipais, registo 1878, pt. 9
Produtor do Processo

Análise

Primeira Data Registada no Processo
1977.11.28
Última Data Registada no Processo
1986.10.23
Promotor
Projeto de Arquitetura (Autoria)
João dos Santos Ramalho Eanes Engenheiro diretor STFJDCB e GATCBPessoa
Síntese de Leitura

1977.11.28: Memória descritiva e justificativa assinada pelo engenheiro J. S. Ramalho Eanes, engenheiro-chefe dos Serviços Técnicos de Fomento da Junta Distrital de Castelo Branco, relativo à construção e ampliação de edifício abandonado, em bom estado de conservação, para a Junta de Freguesia de Salvador, com vista à criação de um salão para reuniões públicas com instalações sanitárias. São descritos materiais e processos construtivos, e anexam-se cálculos de betão armado e memória das instalações elétricas. Está acompanhada de peças desenhadas datando de 27 de outubro de 1977: planta de localização, plantas, alçados e cortes (do existente e do projetado). Trata-se de um edifício de piso único e cobertura de duas águas, pretendendo-se integrar as seguintes dependências: hall e instalações sanitárias, secretaria, enfermaria e gabinete médico.

1986.10.23: Memória descritiva e justificativa assinada pelo engenheiro J. S. Ramalho Eanes, diretor do Gabinete de Apoio Técnico (GAT) de Castelo Branco, relativa ao projeto o edifício destinado a albergar a Junta de Freguesia e o posto médico de Salvador “desenvolvido de acordo com as directrizes do Sr. Presidente da Junta de Freguesia” (p.1). O autor teve em conta a intenção de desenvolver o espaço público contíguo a edifício, utilizado como largo para as festividades locais e atividades lúdicas, concebendo um edifício marcante pela sua presença. Também se atentou na polivalência de utilizações e na demarcação de acessos para o público. O edifício tem dois pisos, com concentração de serviços da junta e do posto médico no piso superior com acesso à rua, e integrando no piso térreo um salão polivalente, palco exterior, bar, instalações sanitárias, cozinhas e arrecadações. “Houve vincada preocupação de simplicidade construtiva e na consequente utilização de materiais, tentando-se assim conter os custos de construção. Fazendo sentir a chegada de algo novo, a proposta arquitectónica em questão, constitui a continuação racional da ocupação de espaço neste lugar” (p.2). Está acompanhada de memória descritiva da estrutura de betão armado e do orçamento (total de 13.873.425$00), e de peças desenhadas sem data: localização, planta de implantação, plantas, alçados.

Para citar este trabalho:

Arquitectura Aqui (2024) Edifício Junta de Freguesia de Salvador. Acedido em 21/11/2024, em https://arquitecturaaqui.eu/documentacao/processos/37545/edificio-junta-de-freguesia-de-salvador

Este trabalho foi financiado pelo European Research Council (ERC) – European Union’s Horizon 2020 Research and Innovation Programme (Grant Agreement 949686 – ReARQ.IB) e por fundos nacionais portugueses através da FCT – Fundação para a Ciência e a Tecnologia, I.P., no âmbito do projeto ArchNeed – The Architecture of Need: Community Facilities in Portugal 1945-1985 (PTDC/ART-DAQ/6510/2020).