Bairro dos Pescadores da Torreira - 2ª fase
Processo em pasta não original do Município da Murtosa, contendo correspondência administrativa trocada entre a Câmara Municipal da Murtosa e a Junta Central das Casas dos Pescadores, nomeadamente pedidos de licença para construção e ocupação das casas da 2ª Fase do Bairro dos Pescadores da Torreira.
Identificação
Análise
1958.02.04 - Memória descritiva do projeto de “Ampliação do Bairro dos Pescadores da Torreira”, assinada pelo arquiteto A. Bastos. A memória integra este projeto na continuação da obra da Junta Central das Casas dos Pescadores (JCCP) de assistência à classe piscatória, num momento em que a mesma se propõe a “mandar edificar alguns Bairros para pescadores e ampliar outros nas várias zonas piscatórias da nossa orla marítima”. Refere-se que o terreno para a construção do Bairro Piscatório na Torreira foi cedido para esse efeito à JCCP, tendo-se procurado uma boa exposição solar e um arranjo urbanístico económico na distribuição dos vários blocos. Prevê-se a construção de 3 grupos de 4 fogos cada, possuindo as habitações 3 quartos, com base num “tipo de construção económica adoptado por esta Junta Central para os seus Bairros e aprovado superiormente”. Refere-se ainda que o processo construtivo “será o usualmente adoptado na região em construções similares”.
1958.03.05 - A JCCP (documento com assinatura ilegível) requer à Câmara Municipal da Murtosa (CMM) a necessária autorização para a construção de “12 casas de habitação para ampliação do Bairro dos Pescadores da Torreira”, com projeto aprovado pelo Ministro das Obras Públicas.
Na mesma data, um ofício da JCCP assinado por António Pereira de Torres de Fevereiro e endereçado ao presidente da CMM, informa que a obra foi adjudicada a António Luiz Leitão Pinheiro da Silva (Aveiro) e que será iniciada em 1958.03.23. Solicita-se que a CMM elabore o projeto de urbanização e se encarregue da execução dos trabalhos.
1959.07.06 - Ofício do Sindicato Nacional dos Arquitetos, informando que o arquiteto da obra, Alexandre Steinkritzer Bastos, é sócio do Sindicato.
1959.07.08 - O arquiteto da obra Alexandre Bastos solicita autorização ao presidente da CMM para que se efetue a sua inscrição na CMM como autor de projetos.
1965.08.27 - O secretário-geral adjunto da JCCP, Tomaz da Cunha Rodrigues Cancela, solicita que seja feita a vistoria ao “Bairro dos Pescadores da Torreira - 2ª fase”, para que possa ser passada a licença de ocupação.
1965.10.19 - Autos de Vistoria dos 3 blocos.
1966.02.24 - Oficio do presidente da CMM, António Fernando de Sousa Tavares Cascais, endereçado à JCCP, com o qual remete doze licenças de utilização respeitantes às casas do Bairro dos Pescadores.
Para citar este trabalho:
Arquitectura Aqui (2024) Bairro dos Pescadores da Torreira - 2ª fase. Acedido em 12/11/2024, em https://arquitecturaaqui.eu/documentacao/processos/38925/bairro-dos-pescadores-da-torreira-2-fase