Pesquisar por

Objeto

Agentes

Atividades

Documentação

Piscina de Figueiró dos Vinhos

Volume 1 C: Processo completo de pedido de comparticipação, correspondências diversas trocadas entre os serviços da DGERU e da DGOT e com os representantes da entidade peticionária

Volume 1 P: Primeira versão do projeto, destinado a ocupar o terreno adjacente ao Jardim Municipal.

Volume 3 (1986): Projeto de instalações técnicas especiais (Eletricidade, aquecimento e termoventilação)

Volume 4 (1986): Projetos de instalações mecânicas (aditamento)

Volume 6 : Projetos de instalações hidráulicas

Volume 7 (1986): Memorial descritivo do projeto de estabilidades, Caderno de encargos da empreitada e proposta de programa de concurso

Volume 8 (1985): Projeto de execução de arquitetura, pormenores e estrutura

Volume 9 (1988): Programa de concurso

Volume 10 (1988-1990): Correspondências diversas trocadas entre os serviços da DGOT, Câmara Municipal e com os representantes da entidade peticionária

Se tem alguma memória ou informação relacionada com este registo, por favor envie-nos o seu contributo.

Identificação

Tipo de Processo
Designação do Processo
Piscina de Figueiró dos Vinhos
Anos Início-Fim
1983-1991
Referência Inicial
135/ERU/83
Outras Referências
17/ERU/80 (Parque Desportivo)
122/ERU/79 (Piscina e Pavilhão Gimnodesportivo)

Análise

Primeira Data Registada no Processo
1983.04.09
Última Data Registada no Processo
1991.01.23
Entidade Requerente / Beneficiária
Projeto de Arquitetura (Autoria)
Projeto Estabilidade (Autoria)
Outras Especialidades (Autoria)
João Manuel Lourenço de Jesus Ferreira Inst. elétricas, aquecimento e termoventilaçãoPessoa
Hélder Figueiredo Inst. elétricas, aquecimento e termoventilaçãoPessoa
Intervenção / Apreciação
Alberto Pessanha Viegas Engenheiro Diretor DGERUPessoa
Pedro António Carvalho Matias de Pina Engenheiro Diretor da DELPessoa
Mário Ulisses da Costa Valente Engenheiro Diretor da DGPUPessoa
José Simões de Abreu Presidente da CâmaraPessoa
Arcelino Mirandela da Costa Diretor da DGEPessoa
Domingos Pires Belo Engenheiro da DGERUPessoa
Pelágio Freire da Costa Mota Arquiteto da DGERUPessoa
Artur dos Santos Mateus Presidente da ComissãoPessoa
António Campos Machado Diretor de Serviços DGOTPessoa
José Manuel dos Santos Mota Diretor-Geral da DGOTPessoa
João José Lourenço de Azevedo Diretor de Serviços da DGOTPessoa
Carlos Almeida Loureiro Vice Presidente da CCRCPessoa
Maria Francelina Rodrigues Alves Fino Engenheira Civil da DELPessoa
Decisão Política
Manuel Carlos Lopes Porto Presidente da CCRCPessoa
Síntese de Leitura

O Plano de Instalações Desportivas aprovado em 1978 pela Direção-Geral dos Desportos previu a construção de uma piscina descoberta em Figueiró dos Vinhos.  A iniciativa foi discutida a partir de 1979 pela Câmara Municipal  mas a impossibilidade de comparticipação à autarquia, além das hesitações a respeito da sua localização fizeram demorar o processo de aprovação da iniciativa. O arquiteto Pelágio Costa Mota, por exemplo, era da opinião que a piscina e o pavilhão gimnodesportivos deveriam ser construídos em terrenos contíguos de modo a criar um Parque Desportivo Municipal que integrasse os dois equipamentos, de acordo com o parecer de 30/11/1979. Inicialmente, considerou-se construir a piscina em função de um projeto tipo; a Associação Desportiva local chegou a solicitar a comparticipação para tal, sem sucesso (Ver processo Parque Desportivo de Figueiró dos Vinhos - 17ERU80). Em 1982, a Associação Desportiva apresentou um estudo para a construção de diversos equipamentos desportivos em outro terreno, onde hoje está o Estádio municipal e de cuja última fase faziam parte uma Piscina e um Pavilhão Gimnodesportivo.

Em 1983, também a Comissão de Melhoramentos da Freguesia de Figueiró dos Vinhos manifestou a intenção de construir uma piscina municipal, inicialmente prevista para ser construída nos terrenos doados pela Câmara Municipal onde havia existido um ringue de patinagem, situado em terreno contíguo ao Jardim ou Parque Municipal, ao longo da Estrada Nacional 350. 

A comparticipação do Ministério da Habitação e Obras Públicas foi concedida para a obra e também para a elaboração do projeto, que em 11 de Julho de 1984, estava aprovado pela Câmara Municipal mas só seria aprovado pelos técnicos da DGERU em 06/12/1985, depois de reformulado em função dos pareceres  do engenheiro Domingos Pires Belo e do arquiteto Pelágio da Mota Costa.

O Diretor Geral do Ordenamento do Território aprovou finalmente o projeto em 12/11/1986, ainda que com condicionamentos. Em 17 de Dezembro de 1987, a obra ainda não tinha sido iniciada, de acordo com a informação LE 245/87, assinada pelo Engenheiro Civil Pedro António Carvalho Matias de Pina, então na Comissão de Coordenação da Região Centro.

Em Maio de 1988, por iniciativa da Comissão de Melhoramentos da Freguesia de Figueiró dos Vinhos, o projeto foi inserido no Complexo Desportivo (17/ERU/80), alterando-se assim sua localização para o terreno ao lado do qual foi construído o Pavilhão Gimnodesportivo e perto da sede da Associação Desportiva local.

"O local aonde a E. pretende implantar a piscina situa-se a Sul da vila de Figueiró dos Vinhos, a Nascente da EN 237, nas proximidades do novo mercado e do Pavilhão Gimnodesportivo (2° Fase do Quartel dos Bombeiros Voluntários de Figueiró dos Vinhos), conforme se documenta por fotocópia anexa. 

Do ponto de vista urbanístico a zona em questão, pela sua relação com a vila, exposição e proximidade de outros equipamentos, parece-nos reunir condições para se poder considerar aceitável a nova proposta de localização do equipamento. Aliás, esta opinião está também manifesta no estudo de revisão ao PGU que, embora não tendo ainda sido entregue nestes serviços, pudemos consultar na Câmara Municipal, estando localizada nesta área uma zona de equipamento." (Maria Francelina R. Alves Fino e Pedro António Carvalho M. Pina, Informação LE-73/88, 28/6/1988)

A alteração do terreno obrigou a uma adaptação do projeto, do caderno de encargos e programa de concurso; ainda assim, o projeto manteve suas características originais. Os desenhos relativos à adaptação do projeto ao novo terreno são entregues em junho de 1989.

Para citar este trabalho:

Arquitectura Aqui (2024) Piscina de Figueiró dos Vinhos. Acedido em 22/11/2024, em https://arquitecturaaqui.eu/documentacao/processos/4270/piscina-de-figueiro-dos-vinhos

Este trabalho foi financiado pelo European Research Council (ERC) – European Union’s Horizon 2020 Research and Innovation Programme (Grant Agreement 949686 – ReARQ.IB) e por fundos nacionais portugueses através da FCT – Fundação para a Ciência e a Tecnologia, I.P., no âmbito do projeto ArchNeed – The Architecture of Need: Community Facilities in Portugal 1945-1985 (PTDC/ART-DAQ/6510/2020).