Pesquisar por

Objeto

Agentes

Atividades

Documentação

Campo de Futebol da Saldida

Processo em pasta bege, em cuja capa se registou, à mão, “Campo de Futebol da Saldida”. Contém peças escritas e desenhadas do projeto, correspondente ao campo existente no Estádio Municipal da Murtosa.

Se tem alguma memória ou informação relacionada com este registo, por favor envie-nos o seu contributo.

Identificação

Arquivo / Biblioteca
Tipo de Processo
Projeto de ArquiteturaTipo de Processo
Designação do Processo
Campo de Futebol da Saldida
Anos Início-Fim
1979

Análise

Primeira Data Registada no Processo
1979.07.03
Promotor
Projeto de Arquitetura (Autoria)
Ernesto Manuel de Oliveira Domingues Engenheiro Civil 1979Pessoa
Síntese de Leitura

1979.07.03 - Memória descritiva e justificativa, assinada pelo engenheiro civil Ernesto Manuel de Oliveira Domingues, de um projeto para a construção de um Campo de Futebol, Bancadas e Balneários, mandado elaborar pela Câmara Municipal da Murtosa (CMM). O projeto refere-se a uma primeira fase de construção, na qual se considera apenas o Campo de Futebol (100x68m) e 15 metros de bancadas, sob as quais se localizam balneários.

Refere-se que a “localização do Campo de Futebol é da inteira responsabilidade da Câmara Municipal da Murtosa e é feita no lugar da Saldida, a sul da E.N. n.º 109-5 e a nascente da prevista Avenida do Emigrante”. O campo implanta-se no terreno “de modo a permitir, futuramente, a instalação de uma pista de atletismo, estacionamento automóvel e algumas zonas arborizadas”, propondo-se já a plantação de algumas árvores.

Descrevem-se os balneários, que se dividem em 3 partes distintas, ficando as instalações sanitárias e vestiários nos extremos (com 7 chuveiros e wc e 1 lavatório). No centro, localizam-se as instalações destinadas à equipa de arbitragem, com 2 chuveiros, 1 sanita e 1 lavatório.

Construtivamente, explica-se que as fundações serão contínuas sob as paredes exteriores, em betão. As paredes exteriores serão em alvenaria de tijolo, rebocadas e estucadas a areia fina, cimento e cal em pasta. Preveem-se lajes aligeiradas, sobre as quais assentam as bancadas. As serralharias exteriores serão em sicupira encerada e as interiores em mogno.

A parte elétrica fica ao cuidado dos Serviços Municipalizados da CMM.

O orçamento estima-se em 5.298.000$00.

Para citar este trabalho:

Arquitectura Aqui (2024) Campo de Futebol da Saldida. Acedido em 20/09/2024, em https://arquitecturaaqui.eu/documentacao/processos/43748/campo-de-futebol-da-saldida

Este trabalho foi financiado pelo European Research Council (ERC) – European Union’s Horizon 2020 Research and Innovation Programme (Grant Agreement 949686 – ReARQ.IB) e por fundos nacionais portugueses através da FCT – Fundação para a Ciência e a Tecnologia, I.P., no âmbito do projeto ArchNeed – The Architecture of Need: Community Facilities in Portugal 1945-1985 (PTDC/ART-DAQ/6510/2020).