Pesquisar por

Objeto

Agentes

Atividades

Documentação

Fornecimento e montagem de quatro salas de aula para o Ensino Preliminar (jardim de Infância), junto das Escolas Primárias de Celeiro, S. Silvestre, Monte e Quintas do Norte

Processo em pasta bege, não original, sem identificação. Contém um conjunto de documentação muito incompleta relativa ao fornecimento e montagem de quatro salas de aula para o Ensino Preliminar (jardim de Infância), junto das Escolas Primárias de Celeiro, S. Silvestre, Monte e Quintas do Norte. Contém alguns desenhos de projeto.

Se tem alguma memória ou informação relacionada com este registo, por favor envie-nos o seu contributo.

Identificação

Arquivo / Biblioteca
Tipo de Processo
Designação do Processo
Fornecimento e montagem de quatro salas de aula para o Ensino Preliminar (jardim de Infância), junto das Escolas Primárias de Celeiro, S. Silvestre, Monte e Quintas do Norte
Anos Início-Fim
1981-1982

Análise

Primeira Data Registada no Processo
1981.01.26
Última Data Registada no Processo
1982.05.26
Construção e Equipamento
Decisão Política
João Manuel Lopes Fidalgo Engenheiro CMM/GO 1982Pessoa
Síntese de Leitura

1981.01.26 - Ofício do Gabinete de Obras da Câmara Municipal da Murtosa (CMM/GO), endereçado ao presidente, informando que a empresa João Nunes da Rocha solicitou ao GO que “desenhasse em planta os sanitários das escolas pré-primárias da Torreira e da Murtosa”. Indica-se que, em visita ao local, se decidiu que os sanitários deveriam ser implantados posteriormente, no alçado direito. Informa-se que a CMM deverá rapidamente criar as infraestruturas necessárias, nomeadamente água e esgotos.

1981.02.02 - A empresa João Nunes da Rocha (Bom Sucesso, Aveiro) remete à CMM um orçamento detalhado para o fornecimento e montagem de 4 salas de aula para o Ensino preliminar, no valor total de 786.400$00 por cada sala. Remete-se, com o orçamento, uma memória descritiva não específica às salas de aula, na qual se descrevem diferentes tipos de fundações de acordo com o terreno e várias soluções de betonilha de cimento a aplicar sobre o pavimento. Explica-se também que as paredes são constituídas “por painéis a toda a altura, modeladas a 0,75, 1,20, 1,50 e 2,00 metros de largura, formados com placas de Madel de 60 milímetros, com armação de ferro e Malha-Sol, revestidos a argamassa de cimento hidrofugado, até à espessura de 0.10 centímetros”. Indica-se que o teto é constituído por lajes pré-armadas, sendo o pé-direito de 2.70 metros, e a cobertura revestida com chapas onduladas de fibrocimento.

1981.02.20 - Contrato para o “Fornecimento e montagem de quatro salas de aula para o Ensino Preliminar (jardim de Infância), junto das Escolas Primárias de Celeiro, S. Silvestre, Monte e Quintas do Norte”, entre a CMM e a firma João Nunes da Rocha.

1981.05.14 - A firma João Nunes da Rocha solicita ao presidente da CMM autorização para faturar trabalhos a mais, não previstos no contrato. Refere-se que a firma está a proceder a alterações nas escolas do Monte, Celeiro, S. Silvestre e Quintas do Norte (e remete-se desenhos das mesmas), e explica-se que se “trata de um aumento de área significativo relativamente às salas anteriormente construídas por esta Firma para esse Município, pois os alpendres e passeios circundantes agora solicitados não constam do respectivo contrato”.

1982.02.26 - Auto de receção provisória, no qual se indica a importância total da obra de 3.637.600$00, a data de início da obra em 1981.02.25 e conclusão em 1981.12.16. O auto é assinado por um representante da firma empreiteira e pelo engenheiro João Manuel Lopes Fidalgo.

Para citar este trabalho:

Arquitectura Aqui (2024) Fornecimento e montagem de quatro salas de aula para o Ensino Preliminar (jardim de Infância), junto das Escolas Primárias de Celeiro, S. Silvestre, Monte e Quintas do Norte. Acedido em 20/09/2024, em https://arquitecturaaqui.eu/documentacao/processos/43823/fornecimento-e-montagem-de-quatro-salas-de-aula-para-o-ensino-preliminar-jardim-de-infancia-junto-das-escolas-primarias-de-celeiro-s-silvestre-monte-e-quintas-do-norte

Este trabalho foi financiado pelo European Research Council (ERC) – European Union’s Horizon 2020 Research and Innovation Programme (Grant Agreement 949686 – ReARQ.IB) e por fundos nacionais portugueses através da FCT – Fundação para a Ciência e a Tecnologia, I.P., no âmbito do projeto ArchNeed – The Architecture of Need: Community Facilities in Portugal 1945-1985 (PTDC/ART-DAQ/6510/2020).