Quartel dos Bombeiros Voluntários de Figueiró dos Vinhos
Vol.1 - Memória descritiva e anteprojeto de arquitetura assinados pelo arquiteto António Manuel Janeira, da Arquibet (08/1977);
Vol.2 - Memória descritiva e projeto de arquitetura assinados pelo arquiteto António Manuel Janeira,da Arquibet (06/1981);
Vol.3-Anteprojeto do Pavilhão Gimnodesportivo de autoria do arquiteto Jorge Madureira da Garen (06/1981, memória descritiva e projetos de instalações elétricas e estabilidade do Quartel, assinados pelo arquiteto António Manuel Janeira, da Arquibet (08/1977);
Vol.4- Medições, orçamento e Projeto de Arquitetura do Pavilhão Gimnodesportivo de autoria do arquiteto Jorge Madureira da Garen (10/1982)
Vol.5- Memória descritiva e justificativa dos projetos de águas e esgotos do Pavilhão Gimnodesportivo elaboradas pela GAREN, estabilidades (assinado pelo Engenheiro Civil António Abreu e Silva) e eletricidade (10/1982).
Vol.6- Memória descritiva e justificativa do aditamento dos trabalhos de instalações elétricas e projeto de eletricidade alterado do Pavilhão Gimnodesportivo, elaborado pela GAREN (2/12/1986)
Vol.7-Programa de concurso da empreitada da obra do Pavilhão Gimnodesportivo e caderno de encargos , elaborados pelo GAT de Figueiró dos Vinhos (4/7/1983).
Vol.8- Propostas das firmas construtoras para a empreitada de construção do Pavilhão Gimnodesportivo. (Julho de 1983)
Vol.9- Medições, orçamento, caderno de encargos e cópia do Projeto de Arquitetura do Pavilhão Gimnodesportivo de autoria do arquiteto Jorge Madureira da Garen (Jan/1984)
Vol.10- Memória descritiva e justificativa e projeto da estrutura de suporte da cobertura do Pavilhão Gimnodesportivo de autoria do técnico Carlos Daniel Norte Guerra (Julho/1985); Memória descritiva e justificativa da análise das fundações (14/8/1984).
Identificação
Análise
De acordo com a memória descritiva assinada em Agosto de 1977 pelo arquiteto António Manuel Janeira, da Arquibet, sediada em Lisboa, o empreendimento de construção das instalações dos Bombeiros Voluntários de Figueiró dos Vinhos divide-se em duas fases. A primeira corresponde ao Quartel propriamente dito, composto de instalações operacionais e um pavilhão polivalente destinado à atividades culturais e associativas. Desta primeira fase, somente a parte do quartel foi construída como no projeto original; a área destinada ao pavilhão polivalente foi ocupada por uma ampliação construída entre 1986 e 1988, projeto do Gabinete de Apoio Técnico local.
Entre o anteprojeto de Março de 1977 e o projeto de Agosto do mesmo ano, mantiveram-se as características principais da obra, considerando os "reparos constantes da informação n.º162 de 4/5/1977 da DGSU, além da apreciação da Inspeção de Incêndios da Zona Sul de 4/1/1977, de acordo com a Memória Descritiva e Justificativa que acompanha o projeto.
A segunda fase corresponde à construção de um Pavilhão gimnodesportivo e de uma piscina, em um terreno situado nas proximidades do quartel, do lado oposto da Estrada Nacional 237, na entrada da vila. O projeto, datado de 3/7/1981, foi desenvolvido pelo arquiteto Jorge Madureira, do Gabinete de Arquitectura e Engenharia (GAREN), que também desenvolveu o projeto da piscina municipal. No memorial descritivo e justificativo, o arquiteto tenta explicar o partido adotado:
"Exteriormente, o edifício apresenta-se com um aspecto sóbrio, de linhas simples e esteticamente concordante com a função do mesmo. A sua composição é resultante do arranjo em planta e, por isso, se traduzem no exterior, quanto possível, as características inerentes ao caráter especial da sua aplicação." Jorge Madureira, Memória descritiva do projeto do Pavilhão Gimnodesportivo, Gabinete de Arquitectura e Engenharia (GAREN) 3/7/1981.
O concurso de empreitada da obra do Pavilhão Gimnodesportivo foi lançado em Julho de 1983.
As "deficiências encontradas na apreciação do projeto pela Direção de Serviços Regional de Coimbra da Direção-Geral de Energia e sugestões de alteração" da DGERU deram ensejo a um aditamento e correções no projeto e trabalhos de instalações elétricas, de acordo o memorial descritivo e justificativo apresentado pelos engenheiros da GAREN em 2/12/1986.
Para citar este trabalho:
Arquitectura Aqui (2024) Quartel dos Bombeiros Voluntários de Figueiró dos Vinhos. Acedido em 22/11/2024, em https://arquitecturaaqui.eu/documentacao/processos/4386/quartel-dos-bombeiros-voluntarios-de-figueiro-dos-vinhos