Pesquisar por

Objeto

Agentes

Atividades

Documentação

Centro de Dia do Souto

Processo em pasta do Gabinete de Apoio Técnico (GAT) ao Agrupamento de Municípios de Abrantes, Constância, Gavião, Mação, Ponte de Sor e Sardoal, com o número de processo 453-2 de 1983, a entidade Câmara Municipal de Abrantes e a designação “Centro de Dia do Souto”.

Se tem alguma memória ou informação relacionada com este registo, por favor envie-nos o seu contributo.

Identificação

Tipo de Processo
Anos Início-Fim
1984-2000
Referência Inicial
Processo n.º 453-2/1983

Análise

Primeira Data Registada no Processo
1984.06
Última Data Registada no Processo
2000.01.11
Projeto de Arquitetura (Autoria)
Luís José Raposo Pires Arquiteto GAT Abrantes 1985Pessoa
Projeto Estabilidade (Autoria)
Manuel de Sousa Gomes Engenheiro Civil GAT Abrantes 1985Pessoa
Outras Especialidades (Autoria)
Fernando J. Silva Morais Fiscal Técnico de Obras GAT Abrantes 1985Pessoa
Intervenção / Apreciação
Ana Paula G. Remédios Gomes Engenheira Diretora GAT Abrantes 1994Pessoa
Decisão Política
Júlio Bento Vereador CMA 1998Pessoa
José dos Santos de Jesus Presidente CMA 1988Pessoa
Síntese de Leitura

1984.06 - Memória descritiva, assinada pelo arquiteto Luís José R. Pires, do Gabinete de Apoio Técnico (GAT) de Abrantes, referente ao projeto para o “edifício do Centro de Dia de Idosos do Souto, cujo ante-projecto foi oportunamente apresentado e aprovado pela Câmara”. O projeto definitivo mantém a mesma localização, acessos e arranjos exteriores do anteprojeto, assim como a área total e esquema de organização interna. Referem-se algumas alterações realizadas na elaboração deste projeto, nomeadamente a redução de algumas áreas e a cobertura da passagem situada “entre o edifício da Casa do Povo e a nova edificação” com “chapas acrílicas transparentes assentes em estrutura metálica”.

1985.07 - Memória descritiva do projeto de estabilidade, assinada pelo engenheiro civil Manuel de Sousa Gomes, do GAT de Abrantes.

1985.07 - Memória descritiva do projeto de águas e esgotos, assinada pelo engenheiro civil Manuel de Sousa Gomes, do GAT de Abrantes.

1985.08.07 - Orçamento estimado em 12.088.890$00, assinado pelo fiscal técnico de obras, Fernando J. S. Morais, do GAT de Abrantes.

1985.09.25 - Ofício do GAT, dirigido à Câmara Municipal de Abrantes (CMA), após visita à obra em 1985.09.23. Informa-se ter-se constatado terem sido introduzidas “novas alterações ao projeto, nomeadamente: perfis de betão para aplicar na cobertura diferentes do projectado e início de execução de um beirado, quando o previsto é platibanda com caleira”. Refere-se que a estrutura do edifício já fora alterada anteriormente, sem conhecimento do GAT, “por ter sido também alterado o programa do edifício (criação de um espaço destinado a farmácia)”, tendo as alterações sido aceites e corrigidas de forma a não inviabilizar a introdução de um serviço de apoio à 3ª Idade “proposta pela Câmara Municipal e pelo Centro Regional de Segurança Social de Santarém”. Informa-se que o GAT deixará de dar apoio à obra em curso, “enquanto não for garantido o cumprimento integral do projecto”.

1994.02.25 - Ofício do GAT, dirigido à CMA, onde se informa que a construção do Centro de Dia do Souto “tem prosseguido, há muitos meses, com frequentes alterações às características do mesmo projecto, para algumas das quais este Gabinete apenas tem sido consultado de uma forma informal”. Considera-se haver o risco de “se estar a evoluir para a descaracterização do edifício, desvirtuando-se (…) os critérios que presidiram à sua concepção”.

1998.05.12 - Carta do Centro de Solidariedade Social da Freguesia do Souto à CMA, informando da necessidade de que o GAT remeta as informações necessárias para a execução de um projeto de alterações, e que dê autorização para a sua realização por outro projetista. Refere-se que as dificuldades financeiras do Centro “crescem diariamente” e solicita-se uma comparticipação para as alterações a realizar.

1998.06.09 - O vereador da CMA, Júlio Bento, remete a carta ao GAT de Abrantes.

1998.06.22 - Ofício da diretora do GAT, Ana Paula Remédios Gomes, dirigido à CMA. Informa-se que, “durante a execução da obra do edifício do Centro de Dia do Souto, o dono de obra procedeu a diversas alterações, umas em profundo desacordo com os projectistas deste Gabinete, outras com o seu total desconhecimento”. Assim, o GAT não “se julga apto a executar um projecto com soluções com as quais não concorda” e, “na tentativa de ultrapassar este problema que já se arrasta há bastante tempo”, considera-se que o projeto pode ser executado por outros projetistas.

2000.01.11 - Ofício da engenheira diretora do GAT, informando a CMA de que se enviaram os desenhos originais do projeto para entrega ao Centro Social do Souto.

Para citar este trabalho:

Arquitectura Aqui (2025) Centro de Dia do Souto. Acedido em 18/01/2025, em https://arquitecturaaqui.eu/documentacao/processos/46363/centro-de-dia-do-souto

Este trabalho foi financiado pelo European Research Council (ERC) – European Union’s Horizon 2020 Research and Innovation Programme (Grant Agreement 949686 – ReARQ.IB) e por fundos nacionais portugueses através da FCT – Fundação para a Ciência e a Tecnologia, I.P., no âmbito do projeto ArchNeed – The Architecture of Need: Community Facilities in Portugal 1945-1985 (PTDC/ART-DAQ/6510/2020).